Clube da Escrita no Câmpus Florianópolis abre encontros à comunidade externa

19. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

clube-da-escritaO Clube da Escrita, projeto criado pela aluna Giovana Zanon Barbosa, retomou suas atividades na última quarta (17), com uma novidade: agora, os encontros são abertos à comunidade externa. “É uma maneira de aproximar a comunidade do IFSC com a comunidade em geral. Por ser um espaço em que ocorrem trocas de experiência e de dicas relacionadas à escrita entre os participantes, o surgimento de uma relação duradoura entre participantes do IFSC e da comunidade externa é uma possibilidade real e que queremos muito encorajar. Além disso, o incentivo do exercício da escrita é muito importante para toda a sociedade, assim como tornar a escrita um ato prazeroso”, explica Giovana.

O Clube foi criado por Giovana em 2014. A ideia surgiu quando Giovana conversou com uma amiga que estuda nos Estados Unidos, onde clubes de escrita são mais comuns. Na época, a aluna do curso técnico integrado em Química fazia algo parecido com os amigos, mas online, no Facebook. Atualmente, quem ajuda Giovana a organizar o Clube é a também estudante do curso técnico em Química Kaori de Novaes Kawano.

Os encontros seguem uma regra simples: Giovana e Kaori preparam um tema e decoram a sala de acordo. A decoração é para servir de inspiração. Mas como a ideia é proporcionar aos participantes um espaço em que eles estejam completamente livres para escrever, sem obrigação de seguir formatos, métricas ou qualquer regra, esse tema é só uma sugestão de inspiração. “Eles podem escolher seguir o tema ou não”, conta Giovana. A maior parte escreve à mão, mas quem preferir pode levar seu computador. Ao final, aqueles que se sentirem à vontade têm tempo para fazer a leitura dos trabalhos. Na primeira reunião de 2016, o tema foi “carta”, usando como inspiração cartas escritas por poetas, músicos e por outros “palavreadores”, como os participantes se autodenominam.

Para participar não é preciso inscrição prévia. Basta aparecer no Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950) às quartas-feiras, das 12h às 13h, no Labtexto (sala 13 da Ala Norte). Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelos emails kaori.nk@aluno.ifsc.edu.br e giovanazb@hotmail.com. É possível acompanhar as atividades do grupo também pelo Facebook.