Câmpus Florianópolis-Continente tem primeira banca avaliadora dos cursos de graduação

25. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

_DSC0226Nesta semana, o Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu início a um momento importante na consolidação dos seus cursos superiores. Na última segunda-feira (22), o aluno Thales Eduardo da Silva, do curso de graduação em Hotelaria, apresentou seu trabalho de conclusão de curso para a primeira banca avaliadora do câmpus. Além de Thales, mais sete alunos do curso passarão pela banca durante a semana e pelo menos seis formandos de Gastronomia devem apresentar seus trabalhos a partir desta quinta-feira. Os formandos fazem parte das primeiras turmas dos cursos de graduação em Gastronomia e Hotelaria, com início em 2013.

Com o tema “Satisfação dos colaboradores em relação aos benefícios ofertados na hotelaria brasileira”, Thales abordou a alta rotatividade de funcionários no ramo da Hotelaria. Segundo ele, apesar dos estudos existentes sobre o assunto, o problema é recorrente. “Nesse trabalho, foi proposto conhecer os próprios colaboradores e como eles analisam os benefícios ofertados no setor, visando a motivação e a retenção. A gestão de recursos humanos ganhou muita importância nos últimos anos e a hotelaria precisa desenvolver essa área também”, opina Thales, que teve nota máxima no seu TCC. Agora, a perspectiva depois de formado é procurar novas oportunidades na Hotelaria. Thales conta que pretende trabalhar no Brasil e no exterior para conhecer a realidade do setor em outros países.

_DSC0229Segundo a coordenadora do curso de Hotelaria do câmpus, Fabíola Martins dos Santos, os cursos de graduação do Câmpus Florianópolis-Continente surgiram da ideia de um grupo de professores interessados em trabalhar com o nível superior dentro do Câmpus Florianópolis-Continente, a fim de contribuir melhor com a cidade e com o crescimento profissional do aluno, abrindo um leque maior de áreas de atuação. Em 2015, os dois cursos receberam conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) representando, nas palavras de Fabíola, o reconhecimento da qualificação dos professores e da estrutura ofertada pelo câmpus.

A coordenadora destaca uma particularidade dos cursos de graduação que desde as primeiras fases já inserem o aluno na área profissional por meio de visitas técnicas, pesquisas de campo e estágios. Ela conta que alguns formandos foram efetivados nos locais onde estagiaram e outros buscam ascender em diferentes áreas dentro do ramo da Hotelaria.

_DSC0231Para Thales, que veio do Rio Grande do Sul para estudar no IFSC, a qualidade do ensino e a capacitação dos professores do IFSC fazem a diferença. “Desde a busca por informações no ingresso até a minha formação agora, sempre houve um esforço muito grande do câmpus em atender bem e prestar um serviço de qualidade. Há todo o apoio e a preocupação muito grande com o aluno. Com esses três anos de curso, pude notar então que o IFSC não é apenas uma ferramenta de ensino, mas sim uma porta para o meio profissional”, conta.

Com a formação dos primeiros alunos dos cursos de graduação do câmpus, o sentimento agora é de dever cumprido. “Para mim, ter participado da banca do Thales foi uma oportunidade de ver um fechamento. Eu trabalhei com o projeto desde o início, assumi a coordenação do curso desde o início. Então, ver o primeiro aluno apresentando o primeiro TCC do curso com aquela qualidade traz a mesma sensação que vamos ter na formatura deles”, declara Fabíola.

Saiba mais sobre os cursos de Hotelaria e de Gastronomia clicando aqui. O processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos e de graduação do IFSC abre inscrições no dia 5 de abril.