Estudantes visitam fábrica de fios e setor metalúrgico da WEG

26. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

Oito estudantes do quarto módulo do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica do Câmpus Geraldo Werninghaus participaram, no dia 16 de fevereiro, de uma visita técnica aos setores de Trefilação e Metalúrgico II da empresa Weg, em Jaraguá do Sul. O objetivo da atividade foi mostrar aos alunos diversos processos e atividades estudadas em sala de aula.

visita_weg_jaraguaA visita técnica começou pelo setor de Trefilação (fábrica de fios), no qual os estudantes conheceram toda a linha de produção, desde a seleção da matéria-prima dos “fios-máquina” de cobre ou de alumínio até a obtenção dos produtos finais, que são os fios elétricos de diversos diâmetros e revestimentos – utilizados em aplicações específicas nos motores elétricos fabricados pela empresa. Durante esta etapa da visita, os alunos foram acompanhados pelo funcionário da Weg Jacir Bordin, que mostrou aspectos técnicos das linhas de produção do setor.

No setor de fundição de ferro fundido (Metalúrgico II), os estudantes tiveram explicações sobre aspectos técnicos da linha de produção, na qual são produzidos componentes e carcaças de motores em ferro fundido cinzento e outros componentes. Neste setor, o grupo foi acompanhado pelo funcionário Alcione Ouriques Onofre.

Para o professor da disciplina de Processos de Conformação e Fundição, Jean Pimenta, a atividade proporcionou uma prática pedagógica diferenciada. “A visita possibilita o contato direto com alguns processos de conformação muito aplicados na indústria e também com pessoas que já são profissionais destas áreas. Além disso, trata-se de conhecer uma grande indústria local, inserida na mesma região onde o câmpus está sediado”, explica.

Segundo o professor, a visita técnica valorizou a relação ensino-aprendizagem e possibilitou contato com situações cotidianas dos setores da empresa. “Desta forma, a atividade foi uma importante ocasião para a aplicação e verificação de conhecimentos adquiridos em sala de aula no decorrer do semestre letivo”, avalia.