Servidores de Jaraguá do Sul debatem o que é e como criar projetos de extensão

26. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Gestão de Pessoas, Matérias

jgw_capacitacao_extensao_fev2016_2_esqCom o objetivo de esclarecer professores e técnicos-administrativos sobre o que é extensão e como é possível colocar em prática ações e projetos ligados à comunidade, o coordenador de Extensão do Câmpus Geraldo Werninghaus, Josué Vogel, promoveu nesta quarta-feira (24) uma oficina para os servidores do IFSC em Jaraguá do Sul. A atividade foi oferecida nos períodos da tarde e da noite e contou com 32 participantes, tanto do Câmpus Geraldo Werninghaus quanto do Câmpus Jaraguá do Sul.

Durante a formação, o coordenador apresentou legislações e exemplos ligados à extensão no IFSC. “A ideia é que as pessoas tenham mais contato e familiaridade com a extensão para que, assim, percebam como são amplas as possibilidades de interação do Instituto com a comunidade. Esperamos que aumentem as ações e os projetos de extensão desenvolvidos em Jaraguá do Sul”, conta.

jgw_capacitacao_extensao_fev2016_1_dirUma maneira encontrada por Vogel para estimular o crescimento da extensão foi mostrar aos participantes uma metodologia que permite identificar oportunidades de extensão. “A partir das nossas habilidades e daquilo que cada um de nós percebe no cotidiano podemos pensar em maneiras de intervir e melhorar a nossa região”, explica.

Após a capacitação sobre o que é a extensão, o coordenador pretende também montar oficinas ligadas à escrita de projetos de extensão, de relatórios finais e de relatos de experiência.

Relações Externas

Além do responsável pela extensão, a capacitação contou com a participação da coordenadora de Relações Externas do câmpus, Joana Costa. Ela apresentou aos participantes como a área de Relações Externas contribui com a extensão e destacou o início da parceria do IFSC com a Rádio Comunitária Alternativa FM, de Jaraguá do Sul, na qual o Instituto passará a veicular um programa semanal de rádio. “Apresentamos o projeto e convidamos a todos para participarem, pois se trata de um projeto institucional que garantirá maior visibilidade do Instituto na cidade”, afirma.