FemiFight promove debates sobre a mulher no Câmpus Jaraguá do Sul

4. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

jar_femifight2015_1Quais as diferenças de direitos e deveres entre homens e mulheres? As mulheres são reconhecidas pelo seu trabalho da mesma forma que os homens? Há igualdade de gênero na nossa sociedade? Essas são algumas das reflexões que estudantes e servidores que fazem parte do grupo de estudos feministas do IFSC (FemiFight) querem estimular por meio das atividades que ocorrerão no Câmpus Jaraguá do Sul entre os dias 7 e 11 de março. A programação foi montada para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira (8).

Segundo a professora Carla Fernanda da Silva, que integra o FemiFight, a programação tem o objetivo de marcar a data e provocar a comunidade, não apenas as mulheres. “Será um espaço de comemoração dos avanços, de reflexão sobre as ameaças e as desigualdades ainda existentes e de lembrança a respeito das lutas feministas do passado”, afirma.

Além disso, ao estimular a participação de estudantes e servidores – tanto mulheres quanto homens – nos debates relativos ao Dia Internacional da Mulher, o grupo espera aumentar o envolvimento das pessoas em temas ligados ao feminismo. “Quem passar por essas atividades poderá levar a discussão ou o aprendizado para fora do IFSC. Dessa forma, esses alunos, tanto meninas quanto meninos, poderão repensar a sua forma de agir dentro de casa, inclusive em realidades muito próximas a eles, como a de suas mães que fazem jornadas duplas ou triplas”, destaca.

Confira a programação completa:

Dia 7 – Segunda
Sessões e debates do filme “As Sufragistas”
1ª Sessão: das 9h45 às 11h45
2ª Sessão: das 15h35 às 17h35
Local: auditório do câmpus

Dia 8 – Terça
Varal sobre a história do Dia Internacional da Mulher

Dia 9 – Quarta
Dia do Cosplay: A Mulher na História (mulheres que tiveram papeis relevantes na história, sobretudo na ciência, e que foram “esquecidas”).

Dia 10 – Quinta
Sarau: Agora é que são ELAS!
Nos intervalos das aulas: poesia, textos, música

Dia 11 – Sexta
Conversa com representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), no período noturno.
Movimento “Roupa Livre” (clique aqui e saiba o que é o “Roupa Livre”)