Formatura dos cursos técnicos celebra a qualificação profissional

10. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

formatura 2015 2 05-03-2016 112O Câmpus Canoinhas celebrou, no último sábado (5), a formatura de mais cinco turmas de cursos técnicos em Agroecologia, Agroindústria, Análises Químicas, Edificação e Informática. Mais que a conclusão de um curso, a formatura marca o cumprimento da missão do IFSC de promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

A aluna Maria Aparecida de Lima Santana, de 35 anos, é um exemplo de como estudar é importante para a qualificação profissional. Dona de uma pequena empresa que faz buffet para festas, Maria conheceu o IFSC ao fazer o curso de Panificação e Confeitaria, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Incentivada pelos professores, ela se inscreveu para o curso técnico em Agroindústria. “O Pronatec foi uma luz para que eu pudesse continuar estudando”, afirmou.

formatura 2015 2 05-03-2016 50O conhecimento que ela já tinha na prática foi aperfeiçoado durante o curso técnico. “Aprendi muitas coisas, como as técnicas de conservação e manipulação, que adotei no meu trabalho. Agora, as pessoas podem comer o que preparo sem medo”, afirma Maria. Neste tempo, as vendas até aumentaram. “O público reconhece meu trabalho porque aqui, em Canoinhas, as pessoas valorizam muito quem estuda no IFSC”, garantiu.

Com o conhecimento adquirido no curso de Agroindústria, Maria quer empreender ainda mais. Ela está trabalhando para abrir uma fábrica de massas. Só falta adequar a estrutura física às normas sanitárias, porque os produtos, a marca e o layout já estão desenvolvidos. “Vai ser a realização de um sonho.”

formatura 2015 2 05-03-2016 101Para João Miguel Casagrande, de 44 anos, fazer o curso técnico em Agroecologia já foi a concretização de uma meta. Técnico em agropecuária, João trabalha com a venda de máquinas e peças agrícolas e se interessou pelo curso técnico em Agroecologia, justamente por apresentar soluções para o uso de agrotóxicos. “A agroecologia prevê o uso de processos saudáveis na produção de alimentos, proporcionando uma vida melhor”, enfatizou.

O técnico acredita que, mesmo no seu emprego, ele poderá usar seu conhecimento para repassar novas técnicas de cultivo aos agricultores. “Aprendemos muitas coisas na prática que poderei passar para os outros.”

formatura 2015 2 05-03-2016 104Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Hamilton Wendt, destacou a importância do IFSC para Canoinhas e para a região. “Todos nós temos muita confiança no IFSC. E isso é fruto da credibilidade que o IFSC sempre demonstrou desde o começo.” O secretário também lembrou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios é medido por meio de três fatores: renda, saúde e educação. “Temos que valorizar a educação, porque é por meio dela que alcançamos renda e saúde”, ressaltou.

Como anfitrião do evento, a diretora-geral do Câmpus, Maria Bertília Oss Giacomelli, agradeceu a participação de todos na cerimônia e enfatizou que a formatura é a concretização de um ciclo. “Todos nós, servidores, trabalhamos desde o primeiro dia do ano letivo para a chegada deste momento”, disse. E como conselho aos recém-formados, Bertília destacou a importância do lado humano em todas as profissões. “Nunca deixem o conhecimento técnico se sobrepor à pessoa, aos sentimentos.”

Tags:

Os comenários não estão permitidos.