Câmpus GW realiza segunda etapa da Formação Docente 2015/2

11. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Gestão de Pessoas, Matérias

Formção_docente_090316_1_8Durante toda a tarde desta quarta-feira (9) os servidores do Câmpus Geraldo Werninghaus participaram da segunda etapa da Formação Docente, organizada pela chefia do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, com as Coordenadorias Pedagógica, de Cursos e Pesquisa. O encontro tem o objetivo de discutir temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão.

Nesta segunda etapa as atividades se concentraram em torno da Pesquisa, sob a temática “A pesquisa como princípio científico”. As atividades contataram com a participação dos professores William J. Borges e Tiago Mondo. Eles apresentaram os desafios para melhorar os indicadores de produção científica no Câmpus GW, bem como a relevância da Pesquisa Científica no IFSC, por meio da experiência de TCC no Câmpus Florianópolis.

A aluna Priscila Eduarda Kraft Lopes, do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica, falou de sua experiência como participante do Programa “Ciências sem Fronteiras”, aproximando a vivência com a pesquisa em outro país.

Entre as discussões em pauta estavam a (re)construção dos conceitos de Pesquisa; Projeto; Atividade de pesquisa; Projeto de Pesquisa; Trabalho de conclusão de curso; Projeto Integrador, de forma a ressignificá-los. Também foram discutidas as semelhanças e diferenças entre a pesquisa como princípio educativo e a pesquisa como princípio científico, e compreendida a relevância do tema.

A formação buscou, ainda, identificar variáveis que interferem positivamente e/ou negativamente na realização de pesquisas, de forma a potencializá-las e/ou minimizá-las e socializar práticas docentes orientadas pela pesquisa como princípio educativo e científico.

Esta foi a segunda etapa da Formação Docente no Câmpus. O trabalho iniciou no dia 22 de dezembro de 2015, com a Palestra apresentada pelo professor Casemiro José Mota, do Instituto Federal Catarinense.