Primeiro curso de Gestão e Liderança para TAEs teve início nesta semana

11. março 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

foto_link_taesO primeiro curso de Atualização em Gestão e Liderança para servidores técnico-administrativos do IFSC teve início esta semana. O primeiro dos cinco módulos previstos foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de março, em São José. Participam 110 servidores, da Reitoria e dos câmpus.
O curso de Gestão e Liderança é resultado de uma parceria do IFSC com o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC (Inpeau). O objetivo é oferecer aos servidores oportunidade de desenvolver competências relacionadas à gestão e à liderança no contexto dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, para ocupar cargos de gestão. O curso também visa contribuir para a progressão funcional e como fomento à pós-graduação.
A reitora Maria Clara Kaschny Schneider participou da abertura. Segundo ela, o curso atende à necessidade da instituição em formar gestores e líderes. “A gestão do IFSC é complexa pela sua diversidade e atuação em rede e esse curso permite que os participantes, além de terem a formação em gestão e liderança, interajam com colegas de diversos locais de trabalho e ampliem seus conhecimentos e prática”, destacou.
destaque-link-taesA assessora da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas, Cristina Kuba, escolheu participar do curso por ser uma oportunidade de atualização, principalmente em conteúdos que propiciem o desenvolvimento da liderança e como preparação para novas experiências acadêmicas e profissionais. Para ela, a primeira etapa do curso foi muito boa. Destaca a professora de Gestão de Pessoas e Relacionamentos Interpessoais, Carla Búrigo, “que trouxe uma visão da instituição e de se trabalhar com as pessoas”. Cristina também elogia a organização. “O curso foi bastante planejado e batalhado em um momento de contingenciamento de despesas”.

A chefe do Departamento de Administração do Câmpus Joinville, Déborah Ribas, está há oito anos no IFSC. Para ela, participar do curso é uma forma de se desenvolver como líder. “O setor público é diferente do setor privado, por isso acho importante ter essa visão, de que é preciso cativar a equipe para atingir um objetivo comum”, afirma. Para Déborah, os temas do curso são muito pertinentes, porém é preciso aprofundar os temas.

O primeiro módulo abordou temas como Contextualização da Educação Superior, Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil; Comunicação e Interação com a Sociedade; Metodologia Científica; Princípios da Gestão Para a Educação; Internacionalização da Educação; Gestão de Pessoas e Relacionamento Interpessoal; Planejamento e Gestão Estratégica e uso do BSC.

O curso será realizado em módulos a distância e presenciais, em diversas regiões do Estado. O cronograma dos demais módulos está disponível na página do curso.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.