Professores do Câmpus Criciúma participam de formação pedagógica

11. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Gestão de Pessoas, Matérias

formao pedaggica 2016 4Como parte da preparação para o começo das aulas do primeiro semestre de 2016, os professores do Câmpus Criciúma participaram de atividades de formação pedagógica na manhã desta quinta-feira (10). A programação segue nesta sexta-feira, com reuniões de planejamento e discussões sobre o plano de ensino.

Pela manhã, depois das boas vindas do diretor-geral câmpus, Lucas Dominguini, e da apresentação dos novos servidores, a professora Maria dos Anjos Viella, do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead/IFSC), conversou com os docentes sobre didática e a relação entre professor e aluno. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria dos Anjos problematizou em sua palestra questões cotidianas vividas em sala de aula. “Precisamos provocar a curiosidade dos alunos. Eles precisam correr atrás, mas isso implica uma intermediação dos professores”, destacou.

Em seguida, o professor Lee Oliveira, coordenador do curso de Edificações, apresentou uma síntese de sua dissertação de mestrado em Educação sobre a evasão escolar nos cursos técnicos do IFSC.

formao pedaggica 2016 1De acordo com o pedagogo Fabrício Spricigo, membro da Coordenadoria Pedagógica, o calendário acadêmico do IFSC prevê pelo menos dois dias de formação pedagógica com o corpo docente. Neste ano, a coordenadoria definiu por trabalhar a temática da relação entre professores e alunos. “É um tema que precisa ser mais trabalhado no IFSC. Como trabalhar diferentes questões em sala de aula em uma instituição cujos alunos vêm de diferentes realidades”, afirma o pedagogo.

Outras atividades serão realizadas nas próximas semanas, com reuniões sobre o calendário acadêmico, plano de ensino dos cursos, funcionamento do câmpus e projetos de pesquisa e extensão que serão realizados. Os novos professores ingressantes no IFSC participarão também de atividades de ambientação e orientação sobre a vida no Câmpus. As aulas do primeiro semestre de 2016 iniciam nesta segunda-feira (14).

Os comenários não estão permitidos.