Curso técnico em Logística pelo Pronatec atrai jovens interessados em qualificação profissional

15. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Governo Federal, Matérias

pronatec logstica 1Desenvolver competências e habilidades voltadas para a atuação profissional na área de administração com ênfase em Logística. Este é o objetivo do curso técnico em Logística ofertado pelo Câmpus Canoinhas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com uma carga horária prevista de 800 horas, o novo curso atende a uma demanda da região por profissionais que tenham uma visão sistêmica das operações logísticas e suas interfaces com as demais áreas da empresa.

pronatec logstica 2Tailine Sarita Vieira, de 16 anos, e Rodrigo Cesar Vosgrau, de 17, acreditaram no potencial do curso. “É um curso novo que pode abrir muitas portas, porque é uma função nova nas empresas”, confirma Rodrigo, que acredita ter o perfil ideal para trabalhar na área: “gosto de planejar e sou organizado”.

Moradora do município vizinho de Major Vieira, Tailine vem todas as noites a Canoinhas para estudar. “Os empregos na área de logística são muito bons”, comenta confiante. Além do gosto pela área administrativa, a jovem está entusiasmada com o ensino oferecido no IFSC. “Os professores são ótimos, a metodologia e o ensino também. A gente sente segurança e acaba aprendendo muito mais”, elogia.

pronatec logstica 3Outro aluno entusiasmado com o curso é Jackson Valdomiro Silveira, de 23 anos. Ele trabalha na área de logística há um ano, como funcionário terceirizado no setor de almoxarifado do Câmpus Canoinhas. Estudar no próprio local de trabalho foi uma possibilidade que Jackson fez questão de aproveitar. “Quero melhorar meu desempenho na função e, pra frente, ter um cargo melhor na própria área”, revela.

O curso

pronatec logstica 5O curso técnico em Logística começou em dezembro do ano passado e tem uma carga horária total de 800 horas. As aulas são no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Dentre os temas trabalhados em sala de aula, destacam-se armazenagem e movimentação, logística reversa, produção e custos e cadeia de suprimentos, com uma visão voltada para a ética e responsabilidade socioambiental.

Ao final do curso, os técnicos deverão compreender os diversos setores de funcionamento da área de logística; participar do planejamento logístico da empresa; gerir recursos materiais da área; controlar custos logísticos; planejar atividades de movimentação, expedição e distribuição; e executar os processos de abastecimento. O técnico em logística pode atuar em empresas da área da indústria, comércio, serviços, agronegócio, organizações sem fins lucrativos, públicas e privadas.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.