IFSC Itajaí inaugura barco escola com capacidade para 30 alunos

18. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

barco-escola-itajaiSerá na próxima terça-feira, 22, a inauguração do barco escola “Aprendendo com o Mar” do IFSC Itajaí. É um barco no estilo catamarã que tem 12 metros de comprimento por 6,5 metros de largura. Ele pode navegar com até 30 pessoas, “uma turma inteira em cada saída de campo”, explica o professor Benjamim Teixeira.

Ele veio por mar desde Paranaguá, no Paraná, após ser construído na região metropolitana de Curitiba. Segundo Benjamim, o barco vai facilitar muito as aulas práticas de pesca dos alunos do Câmpus. “Ele tem uma estrutura completa, todos os equipamentos necessários para navegação estão presentes no barco, além de toda a estrutura necessária para que até 12 pessoas possam dormir no barco durante a realização de aulas práticas que exijam a permanência no mar por muito tempo”, completa.

O Câmpus Itajaí do IFSC realiza um projeto de extensão chamado ‘Aprendendo com o Mar’ que traz alunos de escolas públicas de Itajaí e região para terem um contato mais próximo com o mar. Hoje o câmpus possui dois barcos infláveis que são utilizados para essas aulas práticas, mas o novo barco é muito maior, mais completo e mais equipado para dar mais condições de aprendizado aos alunos.

Além disso, o barco será utilizado para as aulas práticas dos cursos: POP (pescador profissional), PEP (pescador profissional especializado), curso técnico em Pesca, curso técnico em Aquicultura, curso técnico em Recursos Pesqueiros, curso de especialização em Ciências Marinhas aplicadas ao Ensino e mestrado em Clima e Ambiente.

Atualmente o IFSC está autorizado pela Marinha do Brasil a ministrar todos os cursos relacionados a esta carreira, tendo formado somente nos anos de 2014 e 2015 mais de 200 pescadores profissionais (POP) e mais de 50 pescadores especializados (PEP).

Os recursos para a compra do barco são do Ministério da Pesca e Aquicultura e ele custou um pouco mais de R$ 500 mil. Ele está em Itajaí desde o final do ano passado e seu ancoradouro é a Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

A cerimônia de inauguração será na próxima terça-feira (22), às 9h, no Pier Turístico da cidade, na Avenida Prefeito Paulo Bauer, 755, no Centro de Itajaí.

Tags: