IFSC+Ativo proporciona atividades físicas para moradores do Bairro Costa e Silva

22. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

move ifsc 15-03-2016 19Caminhada, corrida, exercícios assistidos e dança de salão. O projeto Move IFSC desenvolvido pelo Câmpus Joinville está, literalmente, movimentando um grupo de moradores do Bairro Costa e Silva em busca de condicionamento físico, saúde e qualidade de vida. As aulas acontecem três vezes por semana na Escola Municipal Professora Zulma Rosário Miranda.

Segunda-feira é dia de caminhada e corrida; terça tem exercícios; e quinta-feira é dia de aliviar a tensão na aula de dança. “A programação envolve exercícios para melhorar a condição cardiorrespiratória, força, resistência muscular localizada, ritmo e coordenação motora”, explica a professora de educação física do Câmpus Joinville, Juliana da Silva. As aulas são das 17h45 às 18h45 e abertas a todos os interessados.

move ifsc 15-03-2016 14Vizinhas e amigas, Ana Maria Rovaris Reus, de 52 anos, e Maria Brasilina de Jesus, de 62, estão no projeto desde o ano passado, quando as aulas tiveram início. O convite partiu de dona Maria, que ficou sabendo do projeto na escola e, agora, nem pensa em desistir. “Não fazia nenhuma atividade física antes. Então, foi uma oportunidade muito boa. Falo pra todo mundo que vale a pena participar”, conta Maria.

Ana Maria também está aproveitando todas as aulas para melhorar sua disposição. “A gente fica mais disposta para andar, passear e até para fazer o serviço de casa. Além do mais, a turma é muito bacana”, comenta.

move ifsc 15-03-2016 27Quem também participa das aulas desde o início é Milton Kanzler, de 62 anos, que entrou no projeto porque “tinha que fazer” atividades físicas para entrar em forma, conforme recomendação médica. “Já me sinto bastante melhor, com mais flexibilidade e menos problemas nas articulações”, conta Milton, que não pretende parar com as atividades físicas tão cedo. “Ao menos uma caminhada, a gente tem que fazer.”

O Move IFSC faz parte do programa de extensão IFSC+Ativo, que visa promover uma série de ações nos câmpus para incentivar a prática de atividades físicas. O programa engloba outros dois projetos já desenvolvidos no Câmpus Joinville: o Dia+Ativo, em que foram realizadas oficinas de forró, nos dias 24 e 25 de fevereiro, para integração de alunos, servidores e comunidade; e o Capacitando Professores de Educação Física, que promoveu o 1º Seminário Joinvilense de Educação Física Escolar, nos dias 5 e 12 de dezembro, para professores e estudantes de educação física.

Tags: