Reciclando e aprendendo: cooperados participam de curso para agregar valor à reciclagem

22. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

pronatec reciclador 15-03-2016 21Os trabalhadores da Cooperativa dos Recicladores do Paranaguamirim (Cooperpar) adotaram uma nova rotina ao trabalho de reciclagem. Duas vezes por semana, eles dão uma pausa na separação do lixo para reciclar o próprio conhecimento. Os cooperados estão participando do curso de Reciclador, ofertado pelo Câmpus Joinville, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Joinville.

Nesta semana, eles ganharam o material escolar e o uniforme, composto de jaleco, sapatos apropriados e equipamentos de proteção individual (EPI). O objetivo é garantir segurança, higiene e saúde aos trabalhadores no exercício de suas atividades. Atualmente, a cooperativa conta com cerca de 25 associados e todos participam do curso, que é dado durante o horário de expediente, no próprio barracão, localizado no Bairro Itaum.

pronatec reciclador 15-03-2016 36Conforme o presidente da Cooperpar, Anderson Ramalho da Silva, todos estão empolgados com o curso e com a possibilidade de melhorar seu próprio trabalho. “O conhecimento é muito importante. E nós precisamos conhecer melhor nossa atividade para ter mais qualidade de vida, agregar valor ao nosso trabalho e gerar mais renda”, enfatiza.

pronatec reciclador 15-03-2016 34Angelina Gura, de 52 anos, trabalha há 14 anos como recicladora e participou da evolução da atividade em Joinville, desde os tempos da informalidade até a união dos recicladores para a formalização de cooperativas. Ela acredita que o curso é um passo importante para o fortalecimento da atividade e para a valorização dos trabalhadores. “Tudo que a gente aprende é um bem. Só temos a ganhar”, avalia.

pronatec reciclador 15-03-2016 23Há três anos em Joinville, Maria Olívia Candido da Cruz, de 47 anos, traz a experiência de 17 anos de trabalho com recicláveis em Foz do Iguaçu/PR, onde foi uma das pioneiras na luta pela valorização dos catadores e formalização do trabalho. Ela já participou de muitos cursos de formação na área de educação ambiental, promovidos pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, e sabe que quanto mais se aprende melhor. “Tudo o que temos que fazer tem que sair perfeito, em qualquer trabalho. A gente tem a prática, mas o que der pra melhorar a gente vai melhorar. Vale a pena estudar.”

O curso

A estrutura do curso de Reciclador, pelo Pronatec, engloba três partes: manejo e beneficiamento de resíduos sólidos para a reciclagem; as questões social, econômica e ambiental envolvendo os resíduos sólidos; e Economia Solidária, totalizando 200 horas de curso.

pronatec reciclador 15-03-2016 7Dentre as competências apresentadas pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), destacam-se a realização das atividades de coleta, acondicionamento para transporte, recepção, triagem, pesagem, acondicionamento para venda, comercialização, descarte de inservíveis; organização do layout de produção coletiva/individual; identificação e adoção da necessidade de posturas preventivas quanto à saúde, higiene, segurança e preservação ambiental; e reconhecimento do papel das associações e cooperativas como instrumento de desenvolvimento.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.