Canadá oferece bolsas de estudo para estudantes da Rede Federal

28. março 2016 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

foto-cicanEm parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o CICan (Colleges and Institutes Canada) lançará edital ainda no primeiro semestre de 2016 para seleção de estudantes que participarão de intercâmbio em colleges canadenses. As atividades no Canadá terão duração de 16 meses, período em que os selecionados receberão bolsa de estudo para cobrir as despesas naquele país. O anúncio foi feito durante o Fórum Brasil-Canadá de Idiomas, Educação e Mão de Obra, realizado em São Paulo, nos dias 21 e 22 de março.

Ao total, serão ofertadas 20 bolsas para estudantes brasileiros, sendo 10 exclusivas para a Rede Federal de EPCT e as outras 10 destinadas a estudantes de pós-graduação de instituições da Rede Federal e de universidades.

Para o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, a oportunidade de intercâmbio é um importante fator motivacional. “A convivência com outras culturas e sistemas de ensino impulsiona o desenvolvimento do estudante. A partir desta experiência, ele adquire uma visão mais ampla, planetária, aumentando seu senso crítico e inovador, o que é excelente para o crescimento profissional dele e também contribui com o seu país de origem. Neste caso, o Brasil só tem a ganhar”, observa.

Na avaliação da presidente do Cican, Denise Amyot, a iniciativa fortalecerá a cooperação entre os dois países. “O Brasil e o Canadá têm uma longa e frutífera história de colaboração na educação”, disse. “Colleges de todo o Canadá sempre receberam estudantes brasileiros e estamos felizes em saber que mais alunos terão essa oportunidade. O intercâmbio proporciona uma rica diversidade em nossos campi, enquanto propicia aos estudantes brasileiros um ensino reconhecido internacionalmente em diversas áreas”, afirma.

O CICan representa os colleges canadenses que atuam, principalmente, em áreas voltadas à indústria e setores sociais. As instituições estão presentes em três mil comunidades urbanas e rurais em todo o Canadá e reúnem cerca de um milhão e meio de alunos.

Fórum Brasil-Canadá

A Rede Federal teve expressiva participação em debates e mesas-redondas. Participaram das atividades o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado; o diretor Administrativo do Conif, Paulo Roberto de Assis Passos; o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), Marcelo Bregagnoli, e integrantes do Fórum de Relações Internacionais das Instituições da Rede Federal (Forinter).

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: , ,