Pronatec forma mais uma turma da parceria IFSC/Forças Armadas

30. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

pronatec_1Mais uma turma da parceria IFSC/Forças Armadas concluiu as aulas em curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Pronatec no Câmpus Florianópolis – Continente. A formatura da turma Pronatec Cozinheiro ocorreu no auditório da Reitoria na noite de terça-feira (29) e certificou 17 integrantes da Aeronáutica, Exército e Marinha. Durante os pronunciamentos, foram destacadas a disciplina dos alunos nas aulas e a importância de serem preservados valores universais como a ética e a cidadania.

O orador da turma, Eduardo Henrique Alves dos Santos, disse que os alunos aprenderam bastante e viram que o curso exigiu estudo, pesquisa e disciplina. Além disso, foi preciso treinar, repetir receitas e contar com a paciência dos professores. Em nome dos professores, Anita de Gusmão Ronchetti destacou o comprometimento dos alunos e considerou que “mesmo que não sigam profissionalmente na área, o curso foi importante para a vida de cada um”. Nesse sentido, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider afirmou que nos cursos do IFSC não são trabalhadas somente questões técnicas, mas também de cidadania.

pronatec_3A qualidade do curso foi elogiada por formandos como Basílio Alves, de 32 anos. Integrante do Exército há 10 anos e atual segundo sargento, ele se declarou surpreendido, pois iniciou as aulas sem referências anteriores sobre o Pronatec. Graduado em Administração, Basílio nasceu na Paraíba e está em Florianópolis há três anos. Agora, pretende aproveitar o aprendizado para preparar pratos especiais para a família.

Anderson Patrick Ramos Santos considera que a formação como cozinheiro abre a perspectiva de atuar na área depois que deixar a Marinha. Ele já realizou o curso de Auxiliar de Cozinheiro em 2013, também no IFSC, e trabalha com a manipulação de alimentos na corporação. Militar da Aeronáutica há três anos, Leandro Rosa nunca havia tido experiência com atividades na cozinha. Para ele, o curso foi interessante, pois o desafiou a se arriscar no preparo de pratos como pizza e frango cordonbleu, entre outros.

Ao final, o quinteto da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis brindou os participantes com uma apresentação. Além da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, estiveram presentes o tenente-coronel do 63o. Batalhão de Infantaria, André Scafutto de Menezes, o aviador Antonio Ferreira de Lima Junior, da Aeronáutica, e a primeira-tenente Carina Filomeno, representando o comandante Ricardo Lhamas Guastine, da Marinha. O diretor geral do Câmpus Florianópolis-Continente, Caio Alexandre Martini Monti, a coordenadora geral do Pronatec Maria Alice Sens Brezinski e a coordenadora adjunta Elizabethe Costa França também participaram da solenidade.

Tags: , , ,