Estudantes da escola indígena Itaty visitam Câmpus São José

1. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

visita_escola_indigena_2Na última quinta-feira (31), o Câmpus São José recebeu a visita de duas turmas da Escola Indígena Estadual Itaty, da Aldeia Guarani, localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O objetivo foi participar de uma oficina de orientação sexual organizada pelo Projeto de Extensão Educação Intercultural e Juventude, realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação (Escultura), ambos desenvolvidos pelo Câmpus São José.

A Escola Itaty não utiliza o sistema seriado de ensino, e as duas turmas acolhem adolescentes em idades similares de alunos do 6º ao 9º ano. A professora de Biologia do câmpus São José, Flavia Maia Moreira, explica que o tema da oficina foi uma solicitação da professora da escola indígena, Juçara de Souza. Na atividade foram abordados temas como as mudanças ocorridas na puberdade, doenças sexualmente transmissíveis, métodos anticonceptivos, planejamento familiar e os serviços ofertados em postos de saúde.

visita_escola_indigena_1A professora Juçara, que também participou da atividade, conta que é muito importante este contato dos estudante fora da aldeia: “aqui eles ficam bastante tímidos, mas no retorno à sala de aula, certamente eles vão se expressar e trocar os conhecimentos que absorveram”. Ela diz ainda que este tema é muito importante não só na adolescência. “Eu tento abordar o assunto também com crianças e adultos da aldeia”, conclui.

O Projeto de Extensão Educação Intercultural e Juventude vem desenvolvendo oficinas e trocas de experiências com a aldeia desde 2014. A próxima atividade está prevista para o dia 14 de abril, quando estudantes da terceira fase do Curso Técnico Integrado de Refrigeração e Climatização do câmpus irão participar de atividades culturais na Aldeia Guarani.

Tags: , , ,