Comunidade de Garopaba pode participar de oficinas de canto, dança e teatro

11. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

O projeto “Arte Educação: canto, teatro e dança promovendo aprendizagens” inicia essa semana, a partir do dia 14 de abril, no Câmpus Garopaba. As atividades, que contam com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), têm vagas disponíveis para a comunidade geral e não requerem inscrição prévia. O projeto existe há cerca de dois anos, oferecendo oficinas de canto. No ano passado, passou a oferecer a modalidade de teatro, e esse ano, dança.

garopaba-grupo-canto

A coordenadora do projeto e auxiliar de direção geral, Sandra Beatriz Koelling, comenta que o objetivo da formação é “não só promover ensino técnico, mas também uma educação integral”. Sandra iniciou o projeto há cerca de dois anos. Na época, era professora de Linguagem e Comunicação e acompanhava os alunos de Biotecnologia em uma viagem de estudos para Florianópolis. “Os alunos levaram violão e foram cantando no decorrer da viagem, foi quando surgiu a ideia”, conta.

Matheus Gonçalves Laurentino, aluno do curso técnico em Biotecnologia, é bolsista do projeto junto à colega Vitoria Teixeira Campos. Ele integra bandas há 10 anos, e foi dominando técnica vocal, de violão e de outros instrumentos com o passar do tempo. “Agora posso aprender ensinando”, comenta. O maior desafio do aluno foi ajudar os colegas a terem domínio dos vocais e serem mais desinibidos. O grupo de canto já se apresentou na inauguração do câmpus do IFSC em Garopaba , em fevereiro de 2015, e no Festival de Cultura de Imbituba, em novembro de 2016.

O professor Geneval Fernandes Laurentino, da Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad, é voluntário no projeto, auxiliando no planejamento e execução das atividades. Já o grupo de dança é ministrado por Mariana Reis Leal Fernandes, professora de dança na instituição.

Inscrições

Não é preciso se inscrever para participar das oficinas, basta aparecer no horário das aulas, observando a restrição de público:

Canto: 30 vagas

Quintas-feiras, das 13h30 às 15h

Público: estudantes de Ensino Médio, servidores e comunidade em geral

Teatro: 30 vagas

Quintas-feiras, 15h30 às 17h

Público: estudantes de Ensino Médio

Dança: não há limite de vagas

Turma 1: Segundas e quartas-feiras, das 18h às 19 horas

Turma 2: Sextas-feiras, das 18h às 19h40

Público: comunidade em geral