Espaço de Convivência vira cantinho de leitura e troca de livros no hall do Câmpus Florianópolis

12. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

cantinho-leituraDesde o começo de abril, o Câmpus Florianópolis conta com o Espaço de Convivência, embaixo da escada que dá acesso à biblioteca. Além de ser um local para os alunos descansarem, trocarem ideias e lerem, ele serve também para um troca-troca de livros espontâneo.

“Sempre tivemos – e ainda temos – a demanda por um espaço de convivência. Esse espaço embaixo da escada estava sendo ocupado sem muito cuidado. Com a ideia do servidor Cândido Rodrigo Gomes da Silva de fazer uma doação de livros, juntamos a Assessoria de Português, Labtexto e o Clube da Escrita para tornar o espaço mais bonito e incentivar a troca de livros entre alunos e servidores”, conta a professora de Português Elisa Tonon.

O acervo inicial tinha cerca de 50 livros. A intenção é que haja a troca livre e espontânea: quem tiver livros para doar coloca ali, quem tiver interesse em algum livro pode pegar e devolver depois de ler. “O troca-troca nesse modelo traz a consciência da troca e o sentimento de responsabilidade. A leitura e a Literatura são uma forma de diálogo e interação humana. Essa ação converge para esse sentido.”, explica Elisa.

A professora conta que além do ‘cantinho da leitura’ e do Clube da Escrita, a Assessoria de Português está planejando um novo projeto: o Clube da Leitura. Nele, os participantes farão a leitura de um conto e depois discutirão os diferentes aspectos do texto. “Todos estes projetos são uma forma mais livre de trabalhar a Literatura. Dentro de sala, por mais que se faça atividades diferentes, tem que ter avaliação, há uma cobrança. Aqui, trabalhamos a leitura como um prazer, além de podermos conviver e ver diferentes pontos de vista, pois há o encontro de pessoas de diferentes idades, cursos diferentes. É uma forma de se conhecer outras pessoas e encontrar quem também gosta de ler”.

Os comenários não estão permitidos.