Ingresso 2016.2: conheça os tipos de cursos oferecidos

14. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Campus Xanxerê, Matérias

No Ingresso 2016.2, o IFSC oferece 3,3 mil vagas em cursos técnicos, de graduação e Proeja. Saiba mais sobre esses diferentes tipos de cursos e descubra aquele que é o ideal para você.

tipos_de_cursoOs cursos técnicos dividem-se em três tipos. Os cursos técnicos integrados são aqueles em que o aluno estuda o ensino médio e o técnico no IFSC, com uma única matrícula. Eles têm duração de três a quatro anos. Para ingressar nesses cursos, o candidato precisa ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula.

Os cursos concomitantes também são realizados paralelamente ao ensino médio, com a diferença de que neles o estudante faz o curso técnico no IFSC e o ensino médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário. O requisito para ingressar varia conforme o curso.

No Ingresso 2016.2, os cursos concomitantes dos câmpus Criciúma e Garopaba exigem apenas a conclusão do ensino fundamental, enquanto nos demais câmpus é requerida a conclusão da primeira série do ensino médio até a data da matrícula. A desistência, o trancamento ou o desligamento do curso de ensino médio implica a perda da vaga no curso técnico. A duração é de um ano e meio a dois anos.

O terceiro tipo de curso técnico é o subsequente, que é destinado a quem já concluiu o ensino médio e tem duração de um a dois anos.

A seleção para os cursos técnicos ocorre por meio de uma prova chamada exame de classificação, por sorteio público ou por análise socioeconômica (caso específico dos cursos do Câmpus Palhoça Bilíngue).

Os cursos de graduação do IFSC também se dividem em três tipos: licenciatura, bacharelado e superior de tecnologia, com duração de três a cinco anos. As licenciaturas são destinadas especificamente à formação de professores. Os bacharelados – todos engenharias, no caso do IFSC – e os cursos superiores tecnologia têm como objetivo a formação de profissionais de nível superior. O processo seletivo para os cursos de graduação neste semestre ocorre por meio do vestibular. No processo do final do ano, parte das vagas são destinadas para quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)..

O IFSC oferece no Ingresso 2016.2, ainda, cursos que integram a educação profissional com a educação de jovens e adultos (EJA). São os cursos Proeja, sigla que tem origem no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, destinados a quem não concluiu os estudos em idade regular (até 15 anos ou até 18 anos, dependendo do curso). Há um Proeja de nível médio, em Chapecó, que exige a conclusão do ensino fundamental, e outro de nível fundamental, em Tubarão, cuja exigência é ter concluído até a quarta série ou quinto ano do ensino fundamental.

Não há prova de seleção para os cursos Proeja. Caso haja mais candidatos que vagas disponíveis, será feito sorteio público.

Para saber mais, visite o site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Cursos com vagas abertas no Ingresso 2016.2

(entre parênteses, os câmpus onde cada curso é oferecido)

Técnicos

Concomitantes