Professor e alunos do Câmpus SMO lançam projeto que revisita o Oeste de Santa Catarina em 1929

18. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

1929O professor de História Diego Bissigo e os alunos do curso técnico integrado em Agroindústria Ana Paula Dellbrugger, Cristian Kraemer e Damabiah Skunieczny – todos do Câmpus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – lançaram a página no Facebook Revisitando 1929.

A página faz parte de uma ideia maior: um projeto de iniciação científica em nível médio, abraçado pelo professor Diego e pelos alunos do 4º ano, que se tornaram bolsistas. O professor destaca que o tema geral do projeto é a viagem do governador Adolfo Konder ao Oeste de Santa Catarina, em 1929, para consolidar o Estado e reafirmar a fronteira.

“Quando o governador da época viajou ao Oeste catarinense, o nosso território havia sido há pouco incorporado ao Brasil – em 1895 – e a Santa Catarina – em 1917. Por isso a visita resultou em escritos valiosos que nos permitem refletir sobre política, território, sociedade, identidade e até mesmo visões ambientais de estadistas e intelectuais na Primeira República”, afirma Bissigo, que também é coordenador dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

1929-2Diariamente, durante abril e maio, os integrantes do projeto vão dar pequenas aulas de história na página do Facebook. Eles vão postar os lugares por onde a comitiva passou e alguns dos comentários que seus escritores produziram. “Queremos estimular o conhecimento histórico de forma interativa”, destaca o professor.

Acompanhe mais histórias da viagem na página do projeto no Facebook.

Os comenários não estão permitidos.