Ingresso 2016.2: Saiba quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição

19. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

isencao_como_procederPara cursos em que o processo seletivo é feito por meio de prova, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) cobra uma taxa de inscrição, que é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação. No entanto, os candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de famílias de baixa renda podem solicitar o não pagamento desta taxa. Para isso, é preciso entrar com o pedido de solicitação no ato da inscrição até o dia 10 de maio.

Para obter a isenção, o candidato doador de sangue precisa comprovar duas doações entre 10 de maio de 2015 e 10 de maio de 2016. O candidato deverá finalizar sua inscrição e imprimir o formulário, completar as informações solicitadas, anexar o documento de identificação com foto, o comprovante emitido por instituição coletora oficial e entregar no local de inscrição mais próximo até dia 11 de maio.

Os inscritos no CadÚnico (Bolsa Família, PETI, BPC, entre outros) e que tenham renda bruta de meio salário mínimo por pessoa ou renda bruta familiar total de até três salários mínimos devem informar o Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico no momento da inscrição.

Candidatos integrantes de família de baixa renda e que não estão no CadÚnico também têm direito a pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, o candidato precisa ter renda familiar média igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa e ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada. Os candidatos devem ter documentos que comprovem a situação declarada, pois o IFSC pode, a qualquer momento, solicitá-los.

A solicitação deve ser feita no momento da inscrição até o dia 10 de maio. Os pedidos de isenção serão analisados pelo órgão gestor do CadÚnico, quando se tratar candidatos inscritos no cadastro, e pelo IFSC, no caso de candidatos de famílias de baixa renda e doadores de sangue.

O resultado dos pedidos de isenção sai no dia 18 de maio, a partir das 18h. O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 24 de maio.

Em caso de dúvidas, o candidato deve acessar os editais, disponíveis no Portal do IFSC, ou entrar em contato com o Departamento de Ingresso pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Saiba mais

O IFSC está com inscrições abertas até 23 de maio para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no segundo semestre de 2016. Também há vagas para cursos voltados à educação de jovens e adultos, que recebem inscrições até 6 de junho. Ao todo, são 3.355 vagas em 18 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê. Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos. Para ver a lista completa dos cursos disponíveis por câmpus, clique aqui.

Tags: , , , ,