Reitora reeleita do IFSC toma posse para segundo mandato

20. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias, Reitoria

Tomou posse na quarta, dia 20, em Brasília, a reitora reeleita do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider. A cerimônia ocorreu no edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), com presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

possemariaclaraEscolhida pela comunidade interna (estudantes e servidores) por meio de votação realizada em novembro de 2015, Maria Clara vai para seu segundo mandato. Eleita pela primeira vez em 2011, ela continua à frente da gestão do IFSC por mais quatro anos.

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2015, é professora-titular. Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral.

Seu primeiro mandato encerrou-se em 19 de dezembro e, desde então, Maria Clara continuou à frente da gestão do IFSC como reitora pro tempore indicada pelo MEC, até que o relatório encaminhado ao ministério pela Comissão Eleitoral Central sobre as eleições gerais de novembro passado no IFSC fosse analisado e o processo de posse finalizado. Ela aproveitou esse período para já começar os trabalhos de transição com a nova equipe de pró-reitores. “Esse período pro tempore foi importante para afinar a equipe e agora estamos articulados para começar o novo mandato com força total!”, comenta.

possemariaclara2Para seu segundo mandato, Maria Clara espera tempos difíceis, tendo em vista a situação econômica do País que vai obrigar o IFSC a trabalhar com restrições financeiras e orçamentárias. Ela acredita na transformação que a educação promove e afirma que é importante priorizar atividades que envolvam os alunos para promover a inclusão social social descrita na missão do IFSC. “Vamos trabalhar muito forte para melhorar o ingresso, a permanência e o êxito dos estudantes”, diz.

Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), representando o MEC.

Fotos: Luciano Freire/MEC