Bibliotecas do IFSC ampliam acervo

26. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

O mês de abril foi de ampliação do acervo da rede de bibliotecas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As aquisições foram feitas por meio do recurso acumulado pela cobrança de multas por atraso na entrega de material e distribuídas conforme a arrecadação de cada biblioteca. Desde o início da cobrança de multas, de maio de 2012 até julho de 2015, foram arrecadados cerca de R$ 73 mil.

A biblioteca do Câmpus Gaspar recebeu mais 43 títulos para integrar o acervo de cerca de 6 mil itens. Os livros adquiridos são, na maioria, de literatura brasileira e estrangeira, e alguns títulos correspondem a livros técnicos de grande procura. Grande parte das indicações partiram dos usuários, que as registravam na caixa de sugestões da biblioteca. “É muito importante a participação dos usuários nesse processo de seleção dos materiais”, ressalta a bibliotecária do câmpus, Cláudia Kautzmann.

 

Os 48 livros que passaram a integrar o acervo de 8 mil itens da biblioteca do Câmpus Joinville se destinaram a completar séries de livros, atender indicações de literatura dos leitores e ampliar o número de exemplares técnicos de alta circulação. Para a bibliotecária do câmpus, Ângela Morel Nitschke, a multa é uma forma educativa de penalidade e tem retorno para os próprios usuários.

A coordenadora de bibliotecas do IFSC, Camila Koerich Burin, compartilha da visão da multa como retorno em ampliação de acervo. A servidora observa também que, cada câmpus e sua respectiva biblioteca, tem um perfil de estudante e leitor. “Cada biblioteca tem sua demanda, pois são públicos heterogêneos. Há uma procura maior por literatura técnica em determinados câmpus voltados a cursos técnicos, assim como estudantes de ensino médio buscam mais literatura ficcional”, explica.

Atualmente, os usuários pagam R$ 1,00 por obra e por dia de atraso por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Ficam impedidos de efetuar novos empréstimos os usuários que acumularem mais de 10 reais em multa. Para conferir o acervo do IFSC, basta acessar o sistema Sophia.

Os comenários não estão permitidos.