Câmpus Florianópolis – Continente será sede de seletiva do WorldSkills 2017

27. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

Sacconi (centro) e Rochefort (direita) participaram de ambientação do curso superior de tecnologia em Hotelaria

Nos dias 1º e 2 de junho, o Câmpus Florianópolis – Continente será sede da seletiva de Panificação da 44ª WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 14 a 19 de outubro de 2017.

Estarão presentes cinco competidores do IFSC, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Os competidores que conquistarem a nota mínima nesta seletiva estarão aptos a competir na etapa nacional em julho, em Minas Gerais. Os vencedores carimbarão o passaporte para os Emirados Árabes em 2017. Além disso, dois alunos do Câmpus Florianópolis – Continente vão diretamente para a WolrdSkills. O câmpus foi selecionado para escolher e treinar alunos para competir nas ocupações de Cozinha e Serviço de Restaurante.

Segundo o diretor-geral do câmpus, Caio Monti, dois professores ficarão encarregados em organizar a seleção e treinar os alunos até a data da competição. “Esse é o primeiro ano dessas ocupações na WorldSkills. Fomos convidados para enviar representantes porque o câmpus tem professores capacitados e condições de treinar os alunos”, explica Caio.

Na quarta-feira (27), dois representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) estiveram em Florianópolis para avaliar as instalações do câmpus. Eder Sacconi, da Setec, e Odoaldo Rochefort, do IFRS – Câmpus Porto Alegre, o Câmpus Florianópolis – Continente dispõe de toda a infraestrutura necessária para a competição, com instalações amplas e equipamentos adequados. Eles também participaram de uma ambientação do curso superior de tecnologia em Hotelaria.

Saconi explica que em 2013 os institutos federais foram convidados a participar da WorldSkills, nacionalmente organizada pelo Senai. Em 2014 houve a primeira participação e, agora, a parceria está se expandindo. Em 2016, a seleção nacional da WorldSkills foi desvinculada da Olimpíada do Conhecimento, transformada em uma competição multidisciplinar por equipe, que será realizada em Brasília, DF, em 15 de outubro.

A WorldSkills também mudou. A competição nacional não acontecerá em apenas um local, mas em vários estados, de acordo com a infraestrutura dos institutos federais ou unidades do Senai participantes. “O objetivo é diminuir custos, pois a demanda pela competição só vem aumentando”, explica Eder Sacconi.

Saiba mais:

A WorldSkills Competition, também conhecida como “Olimpíada das Profissões”, é a maior torneio de educação profissional do mundo, realizada a cada dois anos. A 44ª WorldSkills será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 14 a 19 de outubro de 2017. A última, de 2015, aconteceu no Brasil, em São Paulo, reuniu 1,2 mil competidores, com idades entre 16 e 22 anos, de 74 países.

Para saber mais, acesse o site do torneio.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.