Consup aprova cinco novos cursos

27. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

consup_cabralEm reunião realizada na segunda-feira (25), no Auditório da Reitoria, o Conselho Superior (Consup) aprovou cinco novos cursos, sendo três técnicos e duas especializações, para os câmpus de São Miguel do Oeste, Caçador, São Lourenço do Oeste, Gaspar e Lages.

O Câmpus Caçador vai oferecer o curso técnico subsequente em Qualidade já para o processo seletivo 2016.2. O curso terá ingresso anual, com seleção por sorteio. Serão oferecidas 40 vagas por turma, no período noturno, com duração de dois semestres.

O curso técnico subsequente em Vendas será o primeiro curso técnico do Câmpus São Lourenço do Oeste. O curso será noturno (três vezes por semana), com duração de três semestres. Em parceria com a prefeitura municipal, as aulas serão realizadas no Centro de Educação Infantil Municipal Mundo Colorido. O ingresso será por sorteio público, com 30 vagas por semestre.

Outro câmpus que terá um novo curso técnico em 2017 é São Miguel do Oeste. O curso técnico integrado em Eletromecânica será oferecido no período da tarde, com contraturno à noite, e duração de seis semestres. Serão oferecidas 40 vagas, com seleção por meio do exame de classificação do IFSC.

Também foram aprovadas duas especializações lato sensu, na modalidade presencial: uma no Câmpus Gaspar, em Pesquisa e Práticas Pedagógicas, e outra no Câmpus Lages, em Tecnologias e Práticas Educacionais. Os dois cursos terão aulas às sextas-feiras à noite e sábados, manhã e tarde, com duração de três semestres. O curso do Câmpus Gaspar terá entrada bienal, com seleção por entrevista e análise curricular. Já o curso do Câmpus Lages terá seleção por sorteio público, com oferta anual.

Comissão Eleitoral

Outro assunto apresentado no Consup foi a apresentação e homologação dos indicados à Comissão Eleitoral responsável pelas eleições de novos membros do Conselho Superior (Consup) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Comissão de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) – esta última incluída no processo eleitoral na própria reunião do Consup. A Comissão Eleitoral é formada por docentes e técnicos dos câmpus da Grande Florianópolis e Reitoria.

Comitê de TI e CDP

O Consup aprovou alterações no regulamento do Comitê de Tecnologia de Informação no IFSC. A principal alteração foi a composição do Comitê, que contará com mais dois novos membros, representando os câmpus, e a nomeação da reitora como presidente. Também foi aprovada a possibilidade de reuniões por webconferência, para possibilitar a participação de membros de outras regiões.

A Comissão de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) também teve alterações em sua composição, com mais dois representantes por categoria. O objetivo é garantir a participação dos câmpus ou, pelo menos, de um representante regional.

Ainda no âmbito de desenvolvimento de pessoas, foi alterada a resolução 45/2015 do Consup, sobre a Política de Formação dos servidores, tornando obrigatória a implantação de um programa de ambientação de servidores e docentes.

Insalubridade

consup_nauanaO último assunto debatido na reunião do Consup foi a apresentação, pela diretora de Gestão de Pessoas, Nauana Gaivota, das medidas adotadas e cronograma relativos à insalubridade e periculosidade. Nauana destacou as referências da instituição para emissão de laudos, pagamento de adicionais e fiscalização: Relatório de Auditoria Interna 2015, Instrução Normativa 06/2013 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Instrução Normativa Interna 03/2011.

A diretora explicou que a IN do MPOG uniformiza entendimentos relativos à legislação vigente, que difere, em muitos pontos, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que gerou questionamentos pelos membros do Conselho. Nauana destacou ainda que o IFSC já conta com uma engenheira do trabalho, responsável pela confecção e atualização de laudos técnicos, com auxílio de um técnico em segurança do trabalho, e que “o objetivo é minimizar riscos, para que os ambientes de trabalho sejam seguros”.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.