Alunos e servidores do IFSC organizam jantar de encerramento de festival em Urupema

29. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Urupema, Eventos, Matérias

Alunos e professores do Instituto Federal de Santa Catarina organizaram voluntariamente um jantar para os participantes do Festival do Papagaio-Charão e do Papagaio-do-Peito-Roxo, em Urupema. Quatro acadêmicos do curso superior de tecnologia em Gastronomia, do Câmpus Florianópolis-Continente, sob orientação do professor Wilton Carlos Cordeiro, e três estudantes do curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia do Câmpus Urupema, orientados pelos docentes Bruno Dazalen Machado e Pedro Rates Vieira, participaram da realização do jantar, que encerrou o evento. O festival, que chegou à sua quinta edição, integra-se à rota do ecoturismo da região serrana.

As principais atrações do festival, o papagaio-charão e papagaio-do-peito-roxo, habitam o Rio Grande do Sul e, desde a década de 80, migram para a região serrana de Santa Catarina para se alimentarem da safra de pinhão do início do outono. Palestras, saídas em grupo para a observação das aves e recreação para crianças fizeram parte das atividades, realizadas entre 21 e 24 de abril. No total, 136 pessoas participaram do evento organizado pelo Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental de Cultural (Ipac) e sediado na Ecopousada Rio dos Touros. Um dos organizadores do evento, Ari Fernando Raddatz, conta que dois terços dos visitantes eram de outros estados brasileiros ou até de países como Austrália e Estados Unidos.

O jantar, realizado com a estrutura da ecopousada e custeado pelo Ipac, aconteceu na noite de 23 de abril e teve como tema os quatro elementos da natureza. Cada prato continha ingredientes que remetiam ao respectivo elemento e a produtos típicos de Urupema e foi harmonizado com vinhos especiais, quase todos produzidos na região, selecionados pelos alunos de Viticultura e Enologia. Para o elemento Água, por exemplo, os alunos prepararam um filé de truta acompanhado de flan de abóbora e molho de pinhão e agrião. Antes das 40 pessoas presentes apreciarem o jantar, o conceito dos pratos e vinhos eram apresentados. Dois servidores do Câmpus Urupema e três colegas dos alunos de Gastronomia também ajudaram a servir os pratos.

O professor Wilton Carlos Cordeiro, que coordenou o grupo, comenta que os alunos demonstraram muita dedicação em planejar os pratos, vinhos e apresentações, e foram elogiados por quem participou do jantar. O docente da área de bebidas do curso de Gastronomia considera que “para os alunos, foi um desafio trabalhar em uma cozinha que não é tão bem estruturada quanto a do instituto, mas se saíram muito bem”.

Os comenários não estão permitidos.