Estudantes do Câmpus Florianópolis organizam futebol de robôs

4. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Alunos da sexta fase do curso superior de tecnologia em Sistemas Eletrônicos tiveram um desafio diferente no projeto integrador 2 do semestre passado: formar dois times de robôs movidos a energia solar que jogassem futebol entre si. “Foi uma forma de fazer com que os alunos se motivem mais para se envolver com as atividades, tanto que de toda a turma, apenas um estudante desistiu”, afirmou o professor Flábio Alberto Bardemaker Batista, que idealizou o projeto.

altA base para o “Futsol”, como foi chamado, eram carrinhos com painéis solares já utilizados em outras disciplinas. “Se tivesse que montar do zero, sairia muito caro, cerca de 600 reais cada carrinho. Então, o sistema é reaproveitado, usando a experiência dos estudantes anteriores e acrescentando desafios”, explica o professor. Batista destaca que, além de ter que fazer as adaptações necessárias (como, por exemplo, a instalação de ‘braços’ para direcionar melhor a bola), os envolvidos no projeto tiveram que fazer toda a programação.

De acordo com o professor, o Futsol teve três objetivos básicos: o primeiro, dentro da disciplina, ensinar os conceitos necessários àquela fase. Segundo, desenvolver os valores de trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e a criação de estratégias. Um terceiro objetivo foi uma espécie de treinamento e observação para recrutar alunos para a equipe Zênite Solar, campeã do Desafio Solar Brasil.

Neste semestre, devem ser feitas melhorias para que, ano que vem, seja realizada uma competição interna entre os cursos do Departamento Acadêmico de Eletrônica do Câmpus Florianópolis. Uma das melhorias é tornar o jogo mais dinâmico e assim, deixar as disputas mais divertidas para as torcidas que acompanham. Batista lembrou que como projeto não tem bolsistas, ele contou com a colaboração dos técnicos Daniel de Bona e Dyego de Campos.

Os jogos de treino e a apresentação final do projeto refletiram um clássico florianopolitano: Avaí e Figueirense. Em ambos, a vitória foi avaiana: 4 x1 no jogo treino e 1 a 0, gol de pênalti, na final. O primeiro, por causa do tempo, foi realizado dentro de sala. O segundo, na quadra de futebol do câmpus. Confira mais fotos na nossa fanpage no Facebook.