Câmpus Jaraguá do Sul recebe lançamento de livro sobre relação dos jovens com a cidade e a política

5. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

Neste sábado (7), a partir das 8h30, será realizado no Câmpus Jaraguá do Sul o lançamento do livro Jovens, política(s) e cidade(s): diálogos da urbe e suas (im)possibilidades, escrito pela pesquisadora Josiele Bené Lahorgue. Durante a manhã estão previstas atividades como uma conversa com a autora, debates com representantes dos jovens e de movimentos populares e a exibição do documentário “(Im)possibilidades: circuitos dos jovens em Jaraguá do Sul”. O evento será gratuito e aberto ao público.

O livro que será lançado no IFSC é resultado de uma pesquisa de mestrado da autora, realizada com os jovens de Jaraguá do Sul de maio a junho de 2013. “O tema está relacionado às vivências das cidades pelos jovens, à forma como se apropriam e ressignificam os espaços públicos e, a partir desta relação que estabelecem com a cidade, discutir a forma como esses jovens têm pensado a política, de que forma vêm se posicionando politicamente e como caracterizam esse conceito”, explica.

Segundo Josiele, a escolha do IFSC como local de lançamento do livro está relacionada à participação dos estudantes da Instituição em movimentos sociais e políticos. “O IFSC tem se mostrado como um espaço de resistências dos jovens em Jaraguá do Sul. Muitos movimentos de jovens têm surgido e se manifestado a partir desse espaço. Por este motivo, queremos trazer os jovens do IFSC para debaterem como estão os movimentos de resistência locais”, conta.

Para a autora, pesquisar os jovens em suas relações com a cidade permite compreender como eles têm participado da vida pública no País. “Desde 2013, quando essa pesquisa se realizou, até os dias atuais, muitas são as formas que os jovens têm encontrado de reivindicar seus espaços nas urbes. Reivindicações que escapam às lógicas tradicionais de pensar a política e que engendram outras possibilidades de compreendê-la e vivenciá-la. Os jovens continuam resistindo para conseguirem existir nas cidades. Resistem na existência e existem na resistência”, destaca.

O livro foi publicado por meio de um projeto realizado com apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura, do Funcultural e do Edital Elisabete Anderle.

Programação do lançamento (7 de maio)

8h30 – Bate-papo: Cidades, histórias e reXistências
9h30 – Lançamento do livro “Jovens, Política(s) e Cidade(s): diálogos da urbe e suas (im)possibilidades”
10h – Exibição do documentário “(Im)possibilidades: circuitos dos jovens em Jaraguá do Sul”