Servidora do Câmpus Lages participa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos

5. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

images-Rita_-_Braslia-500x375A servidora do Câmpus Lages Rita de Cássia Timmermann Branco foi uma das delegadas estaduais na 12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que foi realizada em Brasília de 27 a 29 de abril. Rita foi a representante do poder público federal na delegação catarinense.

A escolha da servidora foi feita na 5ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, realizada em março deste ano, em Lages. O convite para participar do evento estadual veio do trabalho realizado por Rita no programa Mulheres Sim, o qual coordena no câmpus, e pela cadeira que ocupa no Conselho Municipal de Economia Solidária. “Nas conferências estaduais surgem as propostas que vão para discussão no evento nacional. Lá, os participantes foram divididos em eixos temáticos para discussão, aprovação, rejeição ou modificação dessas propostas”, comenta.

Ao final do evento nacional deste ano, que teve o tema “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, foi produzido um documento que contempla questões de saúde, segurança, educação, lazer e seguridade social de populações em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, LGBT, idosos, negros, ciganos, pessoas em situação de rua, indígenas, adolescentes e crianças.

“Foi muito interessante. As discussões reúnem propostas e pessoas do Brasil inteiro. São dessas conferências que saem muitas mudanças para essas questões e com isso conseguimos entender melhor como é esse processo”, completa Rita, que participou das discussões do eixo III – Promoção e consolidação da igualdade. Os outros eixos temáticos eram Afirmação e Fortalecimento da Democracia (I) e Garantia e Universalização de Direitos (II).

Os comenários não estão permitidos.