Oficinas temáticas discutem a construção da identidade com os estudantes

10. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

2016_05_03_alunos)_itajai1É na adolescência que muitas das nossas angústias parecem florescer. Quem sou eu? Como o outro me vê? O projeto de extensão “Oficinas temáticas, mediadas por linguagens artísticas”, busca abordar a construção da identidade com os estudantes. As atividades são realizadas às quartas-feiras no período da tarde, das 13h30 às 15h30 com a oficina “Identidade e espaço no mundo” e das 15h30 às 17h30 com a oficina “Eu, outro e o nosso espaço no mundo”. “São dez encontros, em que nós pretendemos trabalhar uma série de temas e linguagens artísticas. Na equipe temos professores de diversas áreas e alunos que nós dão dicas de temas, músicas e filmes que eles consideram importantes para serem trabalhados”, explica a coordenadora do projeto Andreia Titon.

Em uma das oficinas, o debate sobre identidade começou a partir da música “Máscara” da Pitty: “Tira a máscara que cobre o seu rosto, se mostre e eu descubro se eu gosto do seu verdadeiro jeito de ser”. O tema continuou a ser discutido em uma atividade no hall em que os alunos confeccionaram uma máscara de gesso usando como molde o próprio rosto. “Eu me inscrevi para a oficina porque gosto muito de música e estou gostando das atividades. Quando fizemos a máscara foi bem interessante porque a proposta era fazer em alguém que você não conhecia e o fato de você ter que confiar em alguém enquanto se está de olho fechado é bastante desafiador”, afirma Alejandro de Souza, aluno do técnico integrado em Mecânica.

2016_05_03_alunos_itajai2“Eu nunca tinha parado para pensar nessas questões, mas agora eu percebo que essa ideia de eu e o outro está em tudo, a todo momento estamos penando em como o outro me vê e em como podemos ser aceitos”, afirma a aluna Bruna Helena Marquioli, do curso técnico integrado em Mecânica.

As atividades do projeto serão realizadas também em outras escolas do município. Após as oficinas no Câmpus, os alunos apresentarão os materiais produzidos para estudantes da escola de Educação Básica Paulo Bauer e da escola de Ensino Fundamental Francisco de Paula Seára de Itajaí.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.