Equipe pedagógica do Câmpus Joinville participa de lançamento de livro na Penitenciária Industrial

10. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

livro penitenciria 28-04-2016 3As pedagogas Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho e Raquel Eugenio de Souza e a psicóloga Gisele Schwede, da Coordenadoria Pedagógica do Câmpus Joinville, participaram do lançamento do livro “Contos tirados de mim: a literatura no cárcere”, no dia 28 de abril, na Penitenciária Industrial de Joinville. Organizado por Alex Giostri, o livro é composto de contos escritos por 17 apenados, que compartilharam a noite de autógrafos com familiares e autoridades da cidade e da região.

“É um belo projeto de transformação humana”, elogia Alexsandra. O livro é resultado de um trabalho que começou com a estruturação da biblioteca da Penitenciária e implantação do projeto de incentivo à leitura, que prevê o abatimento de quatro dias de pena a cada livro lido, conforme regras definidas pela Justiça.

Conforme o juiz da Vara de Execução Penal da Comarca de Joinville, João Marcos Buch, autor do projeto, o trabalho teve sequência com oficinas de escrita e imersão literária. “Da mesma maneira como ocorre com o leitor, o escritor reflete, identifica-se com o tema e personagens, questiona, pensa. Com isso, o contador de histórias expande seu universo, desenvolve a empatia e passa a compreender melhor sua própria história”, explica o magistrado. “Isso é educação, é fortalecimento da ética, é resgate da dignidade humana”, completa.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.