IFSC integra a 14ª Semana Nacional de Museus

13. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

De 16 a 22 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN) promove a 14ª Semana Nacional de Museus. O tema deste ano é “Museus e paisagens culturais” e busca convidar as pessoas para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), atividades em sala de aula, mesas-redondas e exposições serão realizadas para marcar a semana.

semana de museus_post_faceO diretor de extensão do IFSC, André Dala Possa, explica que o IFSC participa da semana por ter seu Centro de Memória, Documentação e Cultura em implantação. “Desde 2012, o IFSC se esforça para promover atividades que aproximem estudantes e servidores da cultura nacional. A expectativa é que essas atividades instiguem a comunidade interna a desenvolver ações interdisciplinares que contribuam para a formação integram dos nossos alunos, destaca.

Um grande diferencial da semana deste ano no IFSC, será levar a discussão para dentro das salas de aulas. A articuladora estadual do projeto no Instituto, Karla Ferreira Knierim, explica que a proposta é que professores de História, Geografia, Literatura Brasileira trabalhem a temática da Semana dos Museus com os alunos. “O objetivo é apresentar o conceito de paisagem cultural e possibilitar que os estudantes o relacionem com as suas paisagens regionais”, explica.

Registros fotográficos

Uma das atividades propostas é que, ao longo da semana, estudantes e comunidade em geral tirem fotos de paisagens culturais que façam parte da sua memória e vivência e compartilhem em suas redes sociais usando a hashtag #paisagensifsc. As fotos participantes desta semana farão parte de uma exposição fotográfica no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI 2016) que será realizado de 13 a 15 de setembro no Câmpus Criciúma.

Temática

Entenda melhor a temática deste ano em entrevista feita pela IFSCTV com o especialista em memória e patrimônio cultural, Fernando Romero:

Programação

Clique aqui para conferir a programação nos câmpus e na Reitoria do IFSC.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.