Reitora reforça compromisso com educação transformadora na posse da nova gestão

17. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria
destaque_portal

Nova equipe gestora do IFSC 2016-2020

A nova equipe gestora do IFSC tomou posse em cerimônia realizada nesta segunda-feira (16), na Reitoria, com a presença de servidores, alunos e autoridades estaduais. A reitora Maria Kaschny Schneider destacou o compromisso do IFSC com a educação transformadora e crítica: “as nossas instituições públicas são celeiros de ideias. Além de ensinar números, técnicas, fórmulas, ciência e tecnologia, temos a obrigação de provocar o debate, a reflexão, a controvérsia”.

A cerimônia iniciou com a apresentação do Coral e Orquestra do IFSC. Após, foram chamadas as autoridades para compor a mesa: o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, representando o governador Raimundo Colombo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Sérgio Luiz Gargioni; o deputado federal Pedro Uczai; a deputada estadual Luciane Carminatti e o aluno do curso de Engenharia Civil do Câmpus Florianópolis, Tiago Bernardes, representando todos os alunos do IFSC.

Gargioni, que também representou o Conselho Superior do IFSC (Consup), destacou que a posse da reitora, reeleita para mais um mandato, “premia quem faz uma boa gestão”. Também ressaltou a parceria que o IFSC sempre teve com as instituições de fomento de pesquisa. Pedro Uczai destacou o significado do Instituto para ele, como professor, e Luciane Carminatti observou a grande participação das mulheres na gestão do IFSC. Glauco Corte também se manifestou, lembrando que “o Brasil precisa avançar no ensino técnico”.  Marcus Tomasi reiterou o compromisso em reativar o Fórum das Universidades Públicas de Santa Catarina, do qual o IFSC faz parte.

foto_posse_todosAlém da reitora Maria Clara, tomaram posse para a gestão 2016-2020 a diretora executiva Silvana Rosa Lisboa de Sá, a pró-reitora de Administração Aline Heinz Belo, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Andrei Zwetsch Cavalheiro, o pró-reitor de Ensino Luiz Otavio Cabral, a pró-reitora de Extensão e Relações Externas Maria Claudia de Almeida Castro e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Clodoaldo Machado.

Foram homenageados os ex pró-reitores da gestão 2010-2015: pró-reitora de Ensino Daniela Carvalho Carrelas, pró-reitora de Administração Elisa Flemming Luz, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Mário de Noronha Neto. Outros servidores que exerceram cargos de chefia e os diretores-gerais de 19 câmpus, escolhidos na última eleição, também foram lembrados.

foto_reitora_discursoEm seu discurso, a reitora Maria Clara fez uma avaliação dos 26 anos como servidora do IFSC, destacando a conjuntura política de cada período e falou ainda sobre a evolução da rede federal de ensino, em especial o IFSC, que hoje conta com 22 câmpus, 2,5 mil servidores e mais de 30 mil alunos. Destacou o papel da Instituição como transformadora e crítica e reforçou o compromisso da sua gestão: “decidimos continuar para consolidar essa expansão e interiorização, com o foco na permanência e êxito, na efetividade da nossa função, na inclusão, nos alunos, na implantação do sistema acadêmico e a finalização do sistema administrativo”.

foto_posse_coquetelApós a cerimônia, os participantes foram recepcionados no restaurante escola do Câmpus Florianópolis – Continente. Os alunos e professores dos cursos técnicos em Gastronomia, em Eventos e em Panificação e Confeitaria e dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Bartender e em Vinhos prepararam um coquetel. Maria Clara agradeceu o empenho de todos, que trabalharam voluntariamente.

Tags: ,