Câmpus Tubarão participa da proposta da Lei Municipal de Inovação

20. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

O Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Tubarão apresentou nesta quinta-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores do município, a proposta de criação de uma Lei Municipal de Inovação. O Campus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) é uma das instituições que fazem parte do comitê, cujo objetivo é estimular a inovação e o empreendedorismo na região.

O Comitê se reúne desde agosto do ano passado com o objetivo de trabalhar pela implantação, em Tubarão, do Centro de Inovação idealizado pelo governo do Estado, dentro do Plano Catarinense de Inovação. A proposta de uma Lei Municipal de Inovação é uma das ações do Comitê, a fim de estabelecer medidas de incentivo e apoio às estratégias e ações de ciência, tecnologia e inovação, auxiliando o município na geração de novos negócios e na ampliação de investimentos.

De acordo com a proposta, será criado um Conselho Municipal de Inovação no município, do qual o Câmpus Tubarão do IFSC também deve fazer parte como representante do eixo educação.

Para Gabriela Tiscoski, coordenadora de Relações Externas do Câmpus Tubarão e representante do IFSC no Comitê, a política de inovação vai ao encontro do eixo tecnológico do câmpus. “A proposta do Câmpus Tubarão é respirar inovação e estimular a criação de novas tecnologias. É importante desenvolver a área de inovação em nossa região, a fim de ampliar as oportunidades de pesquisa e trabalho para nossos estudantes”, afirma.

Presidido pela Associação Empresarial de Tubarão (Acit), o Comitê de Implantação do Centro de Inovação tem, além do IFSC, a participação de instituições como Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), prefeitura de Tubarão e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras.