Câmpus Florianópolis integra a Semana Criativa da Unisul

27. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

O Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi um dos participantes da Semana Criativa, iniciativa dos cursos de Arquitetura, Design e Moda da Unisul. O evento voltado ao “Movimento Maker” e à fabricação digital realizado de 23 a 25 de maio, no Auditório da Unisul. A Semana contará com várias atividades, entre palestras, oficinas e mesas-redondas (veja programação abaixo).

“No câmpus Florianópolis, temos pesquisas relacionadas ao tema tanto no curso de Design de Produto quanto na Engenharia Mecatrônica, mas queremos fortalecer esse movimento para que se popularize a ideia de que é possível as pessoas criarem e fabricarem seus produtos em pequena escala”, afirma o professor Aldrwin Hamad, que coordenou uma mesa-redonda na noite de segunda (23) .

A Semana Criativa é iniciativa de um ex-aluno de Saneamento do Câmpus e que hoje faz arquitetura na Unisul, Hóttmar Loch. “Participei de um intercambio na Irlanda durante 2014/2015, onde fiz parte da equipe do FabLab da Universidade de Limerick. Semestre passado retornei à Unisul e apresentei a ideia de um FabLab (laboratório de fabricação digital),. Estamos trabalhando nisso dentro dos cursos de Arquitetura, Moda e Design, em parceria com a Universidade de Limerick, diretamente ligado ao diretor do FabLab deles, Javier Buron. Além do IFSC, participam da Semana Criativa a UFSC e a FAU – USP.

“O IFSC apoiou este evento da Unisul, pois o movimento maker nos interessa e estamos iniciando ações neste sentido. Para o curso de Design, especificamente, a participação em eventos desta natureza permite aos estudantes e professores conversarem e discutirem sobre temáticas atuais sobre o fazer design e fazer tecnologia no dia a dia, formas de atuar e de colocar em prática seus conhecimentos, além do compartilhamento de informações com outros estudantes, pesquisadores, empreendedores, dentre outros”, explica o Diretor de Ensino do Câmpus Florianópolis, Clovis Petry.

Para Aldrwin, é importante que se difunda a cultura, pois, segundo o professor, a ideia é montar um FabLab dentro do Câmpus Florianópolis. “Não é porque você tem uma impressora que você vira um escritor. Precisamos desenvolver a capacidade de projetar e utilizar esses equipamentos no desenvolvimento de produtos”, finaliza.

A IFSCTV fez a transmissão ao vivo de parte da programação. Assista aqui.