Semana do Meio Ambiente movimenta o IFSC

31. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

selo_portal_semana_ambienteNeste domingo, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, diversos câmpus, além da Reitoria, estão promovendo atividades dentro dessa temática. Alguns câmpus já realizaram nesta semana e outros promovem eventos e ações na semana que vem.

No Câmpus Florianópolis, a programação começou na quarta-feira (01) com exposições, hortas urbanas, atividades interativas, projeções sobre resíduos sólidos e a problemática do lixo marinho. Uma novidade este ano foi o Brechó Ecológico, que será um troca-troca de roupas. Uma arara com roupas ficará também na entrada do câmpus e quem trouxer uma peça de roupa em bom estado poderá pegar outra. No final do evento, as roupas que sobrarem serão doadas para instituições de caridade.

Duas palestras também integraram a programação do câmpus no dia 2 de junho: uma sobre licenciamento ambiental com o coordenador do Ibama, Daniel Mansur Pimpão, e outra sobre a balneabilidade nas praias catarinenses, com Marlon Daniel da Silva, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).

Já o Câmpus Florianópolis-Continente realiza atividades, em conjunto com a Reitoria, neste dia 3 de junho. A programação inclui palestra plantio de mudas, mutirão de limpeza na orla do câmpus e no Parque de Coqueiros e apresentação de projetos com a temática ambiental. A palestra e as apresentações vão ocorrer no auditório da Reitoria.

No Câmpus Garopaba, a abertura da Semana do Meio Ambiente foi realizada no dia 30. A programação incluiu mostras, oficinas, palestras, exibição de filmes, capacitação com servidores e terceirizados e mutirão de coleta de lixo.

A mesa de honra da cerimônia de abertura do evento foi composta pela diretora do câmpus, Sabrina Pacheco, que fez uma abordagem sobre a importância da sustentabilidade no ensino, pesquisa e extensão; pela professora Elisa Serena, que falou sobre a atuação da comissão do IFSC Sustentável, formada por servidores do câmpus; e, por fim, pelo professor Eduardo Ferreira, que ministrou palestra com o tema Amazônia. Dentre as demais atividades que fizeram parte da programação, os alunos dos cursos técnicos em Informática e Administração realizaram coleta de lixo eletrônico, orientados pela professora Fabiana Agapito. Já os alunos do curso técnico em Biotecnologia organizaram um mutirão para coleta de lixo nas praias de Garopaba e Ouvidor, com separação no IFSC, orientados pelo professor Júlio Cezar. Os servidores também organizaram um Café Sustentável, com a participação do servidor Leonardo Radaik, do câmpus Tubarão, que organizou uma dinâmica de integração entre os servidores.

As atividades promovidas pelo Câmpus Palhoça Bilíngue ocorrem em 3 e 4 de junho. Haverá oficinas, apresentações culturais (sarau e teatro) e atrações como “Banco Imobiliário sustentável” e customização de roupas.

Nos dias 2 e 3 de junho, o Câmpus Joinville teve a Tenda da Sustentabilidade, com atividades sobre temas como alimentos orgânicos, com a Rede Ecovida, descarte de resíduos, prevenção ao mosquito da dengue, artesanato sustentável, oficina de cosméticos caseiros e exibição de filmes do Instituto Akatu. Em São Miguel do Oeste, foi realizada uma palestra nesta sexta (03), às 8h30, com o tema “O futuro do meio ambiente e os objetivos do desenvolvimento sustentável”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Ivan José Canci.

Próxima semana

Esta é a primeira vez que o Câmpus Geraldo Werninghaus irá promover uma Semana do Meio Ambiente. A intenção é sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à importância da preservação dos recursos naturais. O evento será aberto à comunidade e ocorrerá entre os dias 8 e 10 de junho. Veja aqui quais serão as atividades.

O Câmpus Tubarão participará da Semana do Meio Ambiente organizada pela prefeitura da cidade, com a oferta de uma oficina de origami com a reutilização de materiais e de criação de móbiles sustentáveis, coordenada pelo servidor Leonardo Radaik. A oficina será realizada nos dias 6 (no Centro de Referência em Assistência Social – Cras do bairro Oficinas) e 7 (no Cras do bairro Passagem) de junho, das 13h30 às 16h. Ao fim da atividade, haverá entrega de mudas aos participantes.

No Câmpus Caçador, diversas atividades, voltadas ao público interno e externo, serão realizadas de 6 a 10 de junho. Clique aqui para conferir a programação completa. O Câmpus Joinville começou as atividades nesta quinta (2) e fará outras ações até dia 10 de junho. Veja aqui.

A partir de segunda-feira (6), o Câmpus São José também promoverá oficinas, exposições, exibição de filmes, aula aberta e mesa redonda. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. O objetivo é promover a reflexão sobre o papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. Confira aqui mais informações da programação desse câmpus.

Quem passar pelo Câmpus Xanxerê na semana que vem poderá conferir os mosaicos feitos pelos alunos como atividade interdisciplinar de biologia, geografia e literatura em alusão ao dia do meio ambiente. Já o Câmpus Araranguá fará palestras ao longo da semana sobre conscientização ambiental. No Câmpus São Miguel do Oeste, no dia 6 de junho, às 13h15, a engenheira química Laurien Carla Spadoa Linck também fará uma palestra no auditório do câmpus sobre “Medidas mitigadoras para controlar impactos ambientais causados em agroindústrias”.

O Câmpus Gaspar promoverá terá uma série de oficinas, palestras e minicursos. São eventos que integram a V Semana do Meio Ambiente e a II Semana de Química. Veja aqui a programação que começa na segunda-feira. O evento será transmitido pela IFSCTV. Clique aqui para acompanhar a transmissão.

 

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.