Profissional aponta transformações cada vez mais rápidas no mercado de TI

7. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

palestra_sjOportunidades em diversos segmentos, mudanças e oportunidades cada vez mais rápidas fazem parte da realidade dos profissionais de tecnologia da informação. Nesta terça-feira (7), o Chief Technology Officer (CTO) da Teltec Solutions, Rafael Araujo Silva, esteve no Câmpus São José do IFSC falando sobre “Tendências e o mercado de TI”. A palestra faz parte do projeto InovaIFSC câmpus São José.

Silva destacou que o mercado de trabalho para os profissionais da área de Telecomunicações oferece diversas oportunidades, tanto para quem deseja trabalhar em grandes empresas quanto para quem quer desenvolver um negócio próprio. “Antigamente, o aluno se formava para entrar em um concurso público. Não que a carreira não seja interessante, mas hoje há mais caminhos”, explica.

Internet das coisas, plataformas, nuvem, segurança de dados e aplicativos são o futuro da profissão, segundo o palestrante. Para quem tem outras habilidades além do conhecimento técnico, sugere as áreas de gestão de projetos e vendas. “O tempo de adoção das novas tecnologias é cada vez mais curto”, lembra, ressaltando que isso pode representar uma oportunidade. Ainda segundo Silva, “dados são o novo petróleo”, área que está em constante expansão. “Muitos dizem que Florianópolis é o novo ‘Vale do Silício’. Ainda estamos muito longe disso, mas em comparação com o que temos no Brasil, somos bastante evoluídos”, conclui. Desenvolver novos projetos de aplicativos é cada vez mais barato e exige menos tempo. O que o mercado precisa são de boas ideias. “O whatsapp é algo que poderia ter surgido aqui”, exemplifica.

O palestrante aconselhou os futuros profissionais a participarem do máximo de atividades possível durante o curso, seja em pesquisa, extensão, projetos integradores ou cursos paralelos, além de estudar Inglês. Especificamente para os técnicos em Telecomunicações, destaca que há um extenso mercado de trabalho na instalação de equipamentos de redes sem fio, manutenção e suporte de equipamentos de alta tecnologia, como impressoras 3D.

Para se diferenciar no mercado de trabalho, o profissional precisa ter “algo mais” que apenas as disciplinas do curso técnico ou da graduação. Ele sugere as certificações de grandes empresas, como Amazon, Cisco, Microsoft entre outras. “Isso é um diferencial, tanto na contratação quanto no nível salarial”, completa Silva.

O ciclo de palestras sobre empreendedorismo e inovação do InovaIFSC do Câmpus São José, com apoio das coordenações de Pesquisa e Extensão. Até o final do ano, uma vez por mês, um profissional será convidado para falar sobre sua experiência como empreendedor e inovador aos alunos do Câmpus.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.