Curso do Câmpus Criciúma encaminha jovens de Lauro Müller para trabalho em informática

8. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

formatura_pronatec_criciuma3Luiz Eduardo Satorno tem 16 anos, cursa o Ensino Médio e mora na comunidade de Guatá, município de Lauro Müller. Nos próximos dias, ele irá começar em seu primeiro emprego: um estágio na prefeitura municipal.

Isso porque ele foi um dos melhores alunos do curso de Montador e Reparador de Computadores, realizado em parceria pelo Câmpus Criciúma do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) e pela prefeitura de Lauro Müller. A formatura ocorreu na sexta-feira, dia 3.

“Aprendi muita coisa que ainda não sabia, principalmente na parte de manutenção. Eu não fazia ideia de como funcionava um computador. Também aprendemos sobre código binário e sobre programas, mais para o final do curso. Eu já estava procurando emprego e um estágio na prefeitura é maravilhoso”, diz Luiz Eduardo, que sonha em trabalhar na área de Informática.

Ele foi um dos 11 alunos formados no curso oferecido pelo IFSC e pela prefeitura de Lauro Müller por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso teve duração de 160 horas e atendeu adolescentes do distrito do Guatá atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Além de Luiz Eduardo, o aluno Guilherme Nunes também foi contemplado com um estágio na prefeitura, em função de seu desempenho ao longo do curso.

Sob orientação do professor Evandro Martignago, os alunos aprenderam sobre a história da informática, redes, segurança da informação, empreendedorismo, montagem e manutenção de computadores. “Para muitos alunos, foi a primeira oportunidade de fazer um curso profissionalizante”, destaca a orientadora do curso, Thayse Mazzucco.

O coordenador adjunto do Pronatec no Câmpus Criciúma, Matheus Bocardi, relata que a realização do curso no município foi um desafio para o IFSC. “Lauro Müller é um dos municípios mais distantes do Câmpus. Mesmo assim, a equipe do Pronatec, juntamente com a Secretaria de Assistência Social do município, atuou constantemente para promover essa capacitação aos jovens do Guatá”, afirma Matheus. Ele destaca o empenho da secretária Rubia De Bettio, da assessora técnica Suzamara Vieira, e do coordenador do CRAS, Rodrigo Kruel, para o êxito do curso.

Além de Thayse e Matheus, a formatura também contou com as presenças dos servidores Lucas Fernandes, supervisor do curso, e Lucas Dominguini, diretor-geral da instituição.

Tags: ,