IFSC encerra as atividades para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

10. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Eventos, Matérias, Reitoria

O último domingo, 5 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, diversos câmpus, além da Reitoria, promoveram atividades dentro dessa temática. Alguns câmpus já realizaram ações na semana passada e outros fizeram eventos nesta semana.

03062016-DSC_0196Na Reitoria e no Câmpus Florianópolis-Continente, o projeto IFSC Sustentável organizou palestras, plantio de mudas e limpeza da orla do câmpus no decorrer da última sexta-feira, dia 3. O Câmpus Palhoça Bilíngue preparou um programa bastante interativo que incluiu oficinas de temas diversos, jogos e atividades culturais nos dias 3 e 4 de junho, envolvendo servidores e alunos dos cursos técnicos e de graduação do câmpus.

semana do meio ambiente manh 02-06-2016 5No Câmpus Joinville, a programação teve início na quinta-feira (2) com diversas atrações voltadas a sensibilizar alunos, servidores e visitantes sobre a responsabilidade de cada um para tornar o mundo mais sustentável. Durante dois dias, uma tenda montada no pátio central serviu de base para feiras de alimentos orgânicos e de artesanato sustentável, mostra de fotos, exposição do carro elétrico fabricado pela equipe Eficiência Energética (Eficen), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atividades didáticas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e dinâmicas sobre descarte correto de resíduos.

Já em Gaspar, a V Semana do Meio Ambiente foi realizada junto com a II Semana da Química e contou com a apresentação de pesquisas premiadas em nível estadual e nacional. Alunos da sexta e oitava fase do curso técnico integrado em Química também apresentaram os resultados das pesquisas que fizeram na fase experimental do Projeto Integrador.

jar_semanameioambiente2016_1No Câmpus Jaraguá do Sul, alunos da primeira fase do curso técnico integrado em Química desafiaram os demais estudantes do câmpus e os servidores para partidas do jogo “Rio Limpo”. O jogo é no formato de tabuleiro e traz questões de diversos níveis de dificuldade ligadas à preservação ambiental. A atividade, coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) IFSC Sustentável do câmpus, foi realizada nesta quinta-feira (09).

Ainda em Jaraguá do Sul, o Câmpus Geraldo Werninghaus realizou a primeira Semana do Meio Ambiente, com programação em três dias (8 a 10 de junho) aberta à comunidade externa. Houve roda de conversa sobre sustentabilidade, exibição da obra “A história das coisas” – que aborda questões ligadas ao excesso de consumo na sociedade – e um Sarau Litero-Musical, em que alunos, servidores e comunidade em geral puderam realizar apresentações ligadas ao tema da sustentabilidade.

13339721_1147234045320415_353632972236359464_nEm São José, o projeto de extensão IFSC Consciente ofertou duas oficinas durante a programação da Semana do Meio Ambiente no câmpus: a Oficina de Horta e a Oficina de Tofu e Leites Vegetais. Uma oficina de customização de roupas também foi realizada por Paula Ramos, servidora do Câmpus Palhoça-Bilíngue.

Clique aqui para ver o que foi feito no IFSC na semana passada como parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Veja também fotos das ações no álbum criado no Facebook do IFSC.

Tags: