IFSC realiza provas de seleção para cursos técnicos em nove cidades

20. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São José, Matérias

selecao_materia_link2O IFSC realizou neste domingo (19) em nove cidades: Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e São José.

Ao todo, 7.010 candidatos inscreveram-se para disputar 1.889 vagas em 56 cursos técnicos. Pela manhã, foram realizadas as provas para cursos subsequentes em sete cidades. O índice total de abstenção foi de 36,7%, o que representa 1.540 candidatos faltantes. O local de prova com o maior índice de abstenção foi a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 41,4% de abstenção. Em Chapecó, a abstenção foi de 32,8%. Em Criciúma, o índice chegou a 30,5%. No Câmpus Florianópolis do IFSC, 35,8% dos candidatos não compareceram. Em Jaraguá do Sul, a ausência foi de 34,8%. No Câmpus Joinville, a abstenção ficou em 36,9%. Em Lages, o índice fechou em 39,9% e, no Câmpus São José, a abstenção foi de 31,1%.

À tarde, foram realizadas as provas para os cursos técnicos integrados e concomitantes. selecao_materia_link1Nos cursos técnicos integrados, o índice geral de abstenção foi de 15,6%, um total de 281 candidatos faltantes em cinco locais de prova. O maior índice de abstenção foi no Câmpus São José, com 18%, e o menor no Câmpus Jaraguá do Sul, com 13,5%. No Câmpus Chapecó, o índice foi de 19,7%; no Câmpus Florianópolis, 14,6%, e no Câmpus Joinville, 16,7%.

selecao_materia_linkNos cursos técnicos concomitantes, o índice geral de abstenção foi de 33,8%, ou seja, 156 candidatos deixaram de fazer a prova, dos 461 inscritos em quatro locais de prova. O maior índice de abstenção foi no Câmpus Lages, com 37%, e a menor no Câmpus Joinville, com 30,3%. O Câmpus Canoinhas teve índice de 30,9% e o Câmpus Araraguá, 34,7%.

Os gabaritos das provas já estão disponíveis no portal do IFSC: www.ifsc.edu.br.

No próximo domingo (26), serão realizadas as provas do vestibular para os cursos superiores. São 3.924 inscritos para 686 vagas em 18 cursos.

Qualidade de ensino motiva escolha pelo IFSC

IMG_6633No Câmpus Florianópolis, muitos pais levaram os filhos até o local de prova. Elisângela Galiani levou as filhas Pâmela, 15 anos, e Paloma, 14, para fazerem a prova do curso integrado em Eletrotécnica: “é o segundo ano que elas tentam. A primeira prova foi por experiência, foi mais assustador, com muito nervosismo. Agora, elas estudaram bastante e estão preparadas”. Ela e as filhas escolheram o IFSC pela qualidade de ensino e pela preparação para o mercado de trabalho. “É um passo para o futuro”, destaca a mãe.

A qualidade de ensino também foi o motivo para a estudante Eduarda Santos Borges, 15 anos, escolher o IFSC. Ela tenta uma vaga no curso técnico integrado em Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis, e foi até o local de prova acompanhada dos pais, Ademir Borges e Laureci da Silva Santos. “Ouvimos falar bem do IFSC, o ensino é muito bom, bem conceituado”, afirma Laureci.

campus_chapecoNo Câmpus Chapecó, os candidatos Luis Henrique Zanetini, Luiz Bernardi, Miguel Hengelmann e Paloma Meira prestaram a prova para o curso técnico integrado em Informática. Luiz Bernardi tentou a prova no início do ano, passou e decidiu estudar em outra escola. Agora quer tentar entrar de novo no IFSC. “Ouvi falar bem do ensino aqui, acredito que pode ser melhor para meu futuro”. Paloma Meira está no primeiro ano do Ensino Médio em outra escola, mas quer estudar no IFSC porque gosta do sistema educacional do Instituto. “Quero ter um ensino de melhor qualidade, me esforçar mais e atingir meus objetivos. Penso muito grande para meu futuro e o IFSC pode me ajudar”.

Clique aqui para conferir fotos do exame no álbum do Facebook.

Por Carla Algeri e Rafaela Menin | Jornalistas IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.