Projeto do Câmpus Gaspar promove palestra sobre Neurociência

21. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

dsc01075O projeto de extensão “Ciclo de debates” promoveu na última quinta-feira (16) palestra sobre Neurociência com a psicopedagoga Alessandra Caldeira da Costa. A atividade reuniu professores da rede municipal de ensino. “A Neurociência estuda o sistema nervoso e como se processa o conhecimento. O que é muito importante visto que a aprendizagem leva a alterações estruturais no cérebro. ”

Com relação as dificuldades de aprendizagem, a psicopedagoga propõem que os professores utilizem diferentes estímulos. “Numa sala com 30 alunos fica inviável fazer o atendimento individual dos estudantes, mas é importante que o professor conheça como cada criança aprende melhor. É preciso perceber qual habilidade ele tem e focar o ensino nessa habilidade e não em uma dificuldade que ele apresente. Por isso, eu falo que é preciso que o professor modele a forma como ele ensina.”

Outra sugestão da psicopedagoga é investir em educação musical. “É importante que os alunos sejam sempre estimulados e , nesse processo, aprender a tocar um instrumento musical, favorece outras aprendizagens.”

A atividade faz parte do projeto de extensão “ciclo de debates” que busca propiciar espaços de formação relacionados à inclusão escolar da pessoa com deficiência para profissionais de educação que atuam nos municípios de Gaspar e região. As atividades serão realizadas até o mês de agosto sendo que em cada mês será debatido um tema diferente. Em julho, serão abordados os aspectos legais da educação inclusiva e em agosto o transtorno do espectro autista.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista IFSC