Servidor do Câmpus Canoinhas lança livro de aventura

21. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

ricardo campos - copiaQue tal conhecer a história da Guerra do Contestado por um outro ângulo? Esta é a proposta do técnico-administrativo em educação do Câmpus Canoinhas, Ricardo de Campo, que acaba de lançar o livro digital “Caboclos Rebeldes – uma Aventura pela Guerra do Contestado”, com um enredo que apresenta pitadas de ação, suspense e romance junto com informações e dados históricos sobre o movimento histórico que marcou a região de fronteira entre Santa Catarina e Paraná, de 1912 a 1916.

Para escrever o livro, o autor dedicou quatro anos em leituras e pesquisas bibliográficas e destaca o potencial do livro como material didático para o ensino do Contestado em escolas e universidades. “O principal objetivo do livro é oferecer uma alternativa para todos aqueles interessados em conhecer melhor este acontecimento que marcou a história não somente de Santa Catarina, mas também do Brasil e da América Latina”, explica Ricardo.

Durante suas pesquisas, o escritor contou com o auxílio do pesquisador e professor de História Alexandre Assis Tomporoski. “A odisseia tem como referência os resultados das principais e mais recentes pesquisas acadêmicas sobre o Contestado”, afirma Tomporoski, que faz parte do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC).

A obra está no formato de e-book, em PDF e E-PUB, o que permite a sua leitura em computadores, telefones celulares e tablets, e pode ser baixado gratuitamente no site http://caboclosrebeldes.blogspot.com.br/. Neste blog, o leitor também tem acesso a outras fontes de informações sobre o tema, como documentários, filmes, fotos, sites de museus, pesquisas acadêmicas e reportagens, o torna a sua leitura mais rica e atraente.

Sinopse

cartaz caboclos rebeldes“Caboclos Rebeldes” relata a vida do jovem caboclo Tobias e sua família que sofreram as consequências da ganância de homens poderosos que, apoiados pelo Governo, construíram uma estrada de ferro e uma gigantesca serraria e os expulsaram violentamente de suas terras, assim como muitos outros moradores da região do Contestado.

Seu pai foi morto defendendo a sua morada. Sua mãe encontrou refúgio na propriedade de um poderoso coronel. E seu irmão foi trabalhar na serraria Lumber e enfrentou a rotina perigosa vivida pelos operários. Mas Tobias escolheu algo diferente. Ele decidiu lutar pelo seu modo de vida e suas crenças. Ele se tornou um caboclo rebelde.

Por Liane Maria Dani | Jornalista IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.