Professor do Câmpus Chapecó ensina técnicas durante oficina de arqueologia na Biblioteca Pública em Itá

22. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

professor_ita_chapecoO professor de Artes do Câmpus Chapecó Gerson Witte participou e auxiliou em parte de uma oficina de capacitação sobre arqueologia e pré-história do alto rio Uruguai – arte pré-histórica, na última quarta-feira (15), na Biblioteca Pública no município de Itá.

Professores e gestores de instituições de ensino participaram do evento, realizado pelo Câmpus Chapecó do IFSC, por intermédio do professor Gerson Witte, e pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), por meio das colaboradoras Mirian Carbonera, Aline Bertoncelo e Janesca Sulzbach.

professor_ita_chapeco1A oficina foi uma capacitação para gestores culturais e professores das redes pública e particular para difundir o conhecimento produzido. “Visamos apresentar os resultados das pesquisas arqueológicas que vem sendo realizadas no alto rio Uruguai e sensibilizar sobre a importância do patrimônio arqueológico para o entendimento do passado pré-colonial brasileiro”, conta a pesquisadora do Ceom, Mirian Carbonera.

O professor do IFSC ministrou uma oficina de capacitação com performance e técnicas para atividades interdisciplinares a serem multiplicadas nas escolas, a partir do material didático e da exposição itinerante “As Pistas que Revelam o Passado”. Na ocasião, produziu ao vivo obra de arte no estilo rupestre com tintas utilizando elementos naturais, que ficará exposta na Biblioteca Pública em Itá.

professor_ita_chapeco2“É uma forma do instituto contribuir na divulgação das pesquisas científicas desenvolvido no oeste catarinense pelo Ceom e também levar para os professores de educação básica a importância do ensino de proposta interdisciplinar, marca do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Chapecó”, afirma Witte.

Além da oficina, também está disponível para visitação uma exposição itinerante com material didático do Ceom e, quem visitar o evento irá ganhar uma revista com mais informações, atividades e uma história em quadrinhos, ilustrada pelo professor de Artes do IFSC e com roteiro e cores da ex-aluna do IFSC Câmpus Chapecó, Sarah Hellen Vieira – que já foi ganhadora de concurso nacional pelo TV Escola de roteiros para curta-metragem.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.