Propicie abre inscrições para alunos de cursos técnicos e superiores

22. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

arte-face-propicie2016O IFSC está com inscrições abertas até 10 de julho para o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie), voltado a alunos de cursos técnicos e de graduação, em instituições de ensino da Alemanha, Espanha, Finlândia e Portugal. Os interessados poderão participar de atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de estágio e de inovação.

São disponibilizadas oito vagas para alunos de cursos técnicos do IFSC e quatro para alunos de graduação. O anexo I do Edital 01/2016/Gabinete traz a lista dos projetos que os intercambistas deverão desenvolver durante o período de intercâmbio. Na inscrição, o candidato poderá selecionar, por ordem de preferência, até três projetos.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar e-mail para a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Assint), assint@ifsc.edu.br, com o assunto “INSCRIÇÃO PROPICIE10”. No corpo do e-mail devem constar as informações solicitadas no item IV do Edital 01/2016/Gabinete e os documentos exigidos no item IX do Edital, em formato PDF. O e-mail deverá ser enviado até as 23:59 do dia 10 de julho de 2016.

O candidato deverá, ainda, cumprir os requisitos exigidos no item VII do Edital, como ter mais de 18 anos até a data da viagem ou ser emancipado legalmente; ser aluno regularmente matriculado no IFSC, cumprir os requisitos mínimos exigidos pelo projeto optado; não ter participado de edições anteriores do Propicie ou Ciência sem Fronteiras, entre outros.

Critérios de avaliação

A seleção para o Propicie consiste em:

Proficiência na Língua Inglesa: será avaliada em entrevista com banca formada por professor de Inglês do IFSC e um membro da Assint. As entrevistas serão realizadas conforme calendário do Edital (veja abaixo) e alunos de câmpus distantes de Florianópolis poderão optar pela videoconferência. Os dias e horários serão informados aos inscritos por e-mail.

Análise da inscrição: a análise será realizada por comitê gestor composto por representantes da Assint e da Assessoria Jurídica do IFSC. A classificação dos candidatos será definida pela pontuação obtida em critérios como desempenho acadêmico e percentual de conclusão de curso.

Detalhes sobre o processo de classificação estão disponíveis no  Edital 01/2016/Gabinete.

Acesse a área de editais da Assint no portal do IFSC e veja os anexos ao edital com lista de projetos, termo de concordância, declaração do coordenador do curso e modelo de relatório técnico científico.

Apoio financeiro

O Propicie prevê auxílio financeiro aos intercambistas no valor de 500 euros mensais pelo período de três meses para alunos de cursos técnicos e 500 euros pelo período de quatro meses para alunos de cursos de graduação, dependendo do cronograma da atividade a ser executada na instituição de ensino estrangeira. Além desses valores, todos os intercambistas receberão o equivalente a 700 euros como auxílio para compra de passagens aéreas e outras despesas de deslocamento até o local do intercâmbio.

O auxílio financeiro será depositado, em reais, na conta-corrente do aluno contemplado até a data de partida para o intercâmbio. A taxa de câmbio para conversão de euros para reais será obtida às 12h de 22 de setembro de 2016 pelo site do Banco Central.

Cronograma do Edital

Inscrições: até as 23:59 do dia 10 de julho
Análise das inscrições: 11 de julho
Entrevista de proficiência na Língua Inglesa: 13 a 15 de julho
Resultado (no site do IFSC): 18 de julho
Recursos (por e-mail:assint@ifsc.edu.br): 24 horas após a divulgação dos resultados
Resultado final (no site do IFSC): 20 de julho
Reunião com os alunos selecionados: 22 de julho
Prazo máximo para os alunos se apresentarem nas instituições de destino: 30 de setembro
Envio de relatório técnico final: até um mês após chegada ao Brasil

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.