Canal incentiva ensino e aprendizagem de Física no Câmpus Araranguá

24. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

videos_fisicaComo fazer uma base de lançamentos de foguetes produzidos com garrafas pet? Como funciona o aparelho de micro-ondas? Como entender a Teoria da Relatividade de Albert Eistein de uma forma simples? O Câmpus Araranguá forma, no curso de Licenciatura em Física, futuros professores que terão o desafio de transmitir conhecimentos complexos em uma linguagem de fácil compreensão. E um projeto idealizado pelo professor Lucas Telichevesky vem estimulando o uso das tecnologias de comunicação nesta difícil tarefa.

Desde o segundo semestre do ano passado, o professor vem propondo aos estudantes a criação de vídeos educativos sobre alguns temas trabalhados em sala de aula. A ideia é aprimorar o conhecimento dos alunos e fazer com que eles pratiquem a dura tarefa de ensinar. “Eles aprendem o conteúdo, aprendem a ensinar e aprendem ainda a trabalhar com as novas tecnologias”, resume Lucas, que atualmente trabalha a disciplina de Física Moderna com os alunos do sétimo módulo.

Os vídeos são publicados em um canal do curso no Youtube. O canal já conta com duas dezenas de vídeos sobre diferentes conceitos da Física Moderna, como Teoria da Relatividade, Paradoxo dos Gêmeos, Efeito Doppler, Efeito Fotoelétrico e radiação do Corpo Negro. “É um projeto importante para os alunos. Eles conseguem aprender o conteúdo que irão trabalhar nos vídeos e também percebem a importância de utilizar as novas tecnologias”, afirma Lucas.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC