Oficinas do Câmpus Itajaí promovem inclusão de imigrantes

27. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

imigrantes_itajaiEm dez oficinas de introdução à língua portuguesa realizadas no Câmpus Itajaí, haitianos residentes na cidade puderam conhecer um pouco mais do Brasil. Eles tiveram aulas de Português, gastronomia, aspectos socioambientais, saúde e cultura na ação de extensão “Inclusão pelo idioma” atividade voltada para imigrantes e refugiados. No encerramento do curso, na semana passada, os alunos puderam colocar em prática tudo o que aprenderam e contar para outros estudantes um pouco mais da cultura haitiana. “Ao aprender sobre temas específicos, os alunos desenvolveram também suas habilidades em língua portuguesa. As diferentes oficinas culminaram em uma mostra cultural em que os participantes puderam falar um pouco sobre a cultura haitiana para alunos dos cursos técnicos do Câmpus”, explica o coordenador da atividade professor Leonardo da Silva.

As oficinas da ação de extensão foram baseadas em uma abordagem comunicativa de forma a ajudar os imigrantes em situações do cotidiano. “Os alunos relataram que as oficinas foram muito úteis e fizeram com que eles se sentissem mais confortáveis e confiantes com a língua portuguesa. Eles salientaram, ainda, que gostariam de dar continuidade aos estudos da língua”, avalia o coordenador da atividade.

Além do professor Leonardo da Silva, participaram das oficinas a professora voluntária Valquíria Kaiser e os professores do Câmpus Itajaí: Osmarilda de Borba, Melina Chiba, Janaína Bannwart, Rodrigo Gomes, Renata Acauan, Benjamin Teixeira, Laura Kremer e Rita Peixe.

Imigrantes no IFSC

Cursos para imigrantes têm sido ações comuns no IFSC nos últimos meses. Clique aqui para ler reportagem sobre ações já realizadas no Instituto com o objetivo de oferecer oportunidades para esse público. Assista também a outros exemplos em matérias da IFSCTV:

Câmpus Gaspar – Curso de Português para haitianas

Câmpus Florianópolis – Curso de Mestre de Obras para haitianos