Consup aprova cinco novos cursos para 2017.1

28. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

selo_portal_consupO Conselho Superior do IFSC (Consup) aprovou em reunião nesta segunda-feira (27) cinco novos cursos para os câmpus Caçador, Itajaí, Palhoça Bilíngue, Tubarão e Lages. Todos terão a primeira oferta no primeiro semestre de 2017.

O Câmpus Tubarão solicitou a oferta do seu primeiro curso superior, o de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no período noturno, com turmas de 40 alunos e ingresso anual pelo vestibular, Sisu e Enem.

O curso técnico subsequente em Administração, no Câmpus Caçador, será ofertado no período noturno, com duração de três semestres. O ingresso será por sorteio público, com 40 vagas por turma, e entrada a cada três semestres – uma nova turma ingressa após a formatura da turma anterior.

Em Itajaí, o curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros terá duração de seis semestres (três anos), com entrada semestral e 40 alunos por turma. O curso será oferecido no período da manhã, com aulas no contraturno (algumas aulas serão no período da tarde). A seleção será por exame de classificação.

aprovacao_cursosJá o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue tem proposta inovadora. As aulas serão a distância, com encontros presenciais no período noturno no Câmpus Palhoça.

Também foi aprovada uma especialização em Agroecologia para o Câmpus Lages. O curso será presencial, com aulas nas sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e à tarde, com turmas de 40 alunos. A duração será de três semestres com ingresso anual, por meio de análise de currículo.

Homologação das eleições

comissao_eleitoralO Consup homologou a eleição de seus novos membros, da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Os representantes da Comissão Eleitoral, Ueslei Paterno e Indiamaris Pereira, apresentaram o processo eleitoral, as dificuldades e os desdobramentos. Foi discutido o baixo número de inscritos como candidatos e a necessidade de definição de estratégias para aumento da participação dos servidores. Paterno sugeriu a elaboração de normas e manuais para as eleições da instituição, uma forma de tornar mais ágil o trabalho das próximas comissões eleitorais.

A posse dos novos conselheiros será realizada dia 29 de agosto. Ficou acordado que o membro externo para a Comissão Própria de Avaliação (CPA) será indicado pelo Consup entre seus próprios representantes externos.

Veja no site das eleições a minuta de homologação dos eleitos.

Alterações regimentais e criação de departamentos

Com a presença de mais de dois terços dos membros, o Consup aprovou alterações regimentais, entre elas a criação do Departamento de Assuntos Estudantis nos Câmpus São José, Joinville, Chapecó, Florianópolis-Continente, Araranguá, Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul).

Segundo a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, o objetivo das novas estruturas é melhorar o atendimento aos alunos, fomentando ações que promovam a permanência e êxito dos estudantes, além do atendimento ao egresso. Há dois anos os câmpus dispunham de Assessorias de Ensino, que agora darão lugar aos departamentos. Sobre o funcionamento, cada câmpus poderá definir a estrutura do seu Departamento de Assuntos Estudantis.

Outra alteração regimental diz respeito à transformação das assessorias de Administração de Pessoal e de Sistemas de Informação da Reitoria em diretorias. Com a mudança, a autorização de diárias e passagens passa a ser atribuição do Gabinete. Segundo a diretora executiva Silvana Lisboa de Sá, o objetivo da mudança é atender ao crescimento da instituição, adequado às exigências da Setec.

Contingenciamento de recursos no Paevs

Outro assunto discutido foi a necessidade de cortes de recursos para bolsas de assistência estudantil devido aos contingenciamentos orçamentários do IFSC. A forma como a diminuição de investimentos e o impacto disso nas bolsas estudantis será discutido em encontro com as assistentes sociais do IFSC que elaborarão proposta para posterior votação do Consup.

O último assunto discutido foi a aprovação das Revisões das Iniciativas Estratégicas para o PAT 2017.

A IFSCTV transmitiu a reunião do Consup ao vivo. Veja a gravação no canal da IFSCTV no Youtube.

Por Carla Algeri / Jornalista IFSC

Tags: , ,