Câmpus Joinville recebe homenagem da Câmara de Vereadores

1. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

homenagem cmara 2Educação pública de qualidade. O trabalho do IFSC foi motivo de reconhecimento por parte da Câmara de Vereadores de Joinville, que prestou homenagem aos dez anos de instalação do Câmpus Joinville, em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (29), com a presença da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, do diretor do Câmpus Joinville, Valter Vander de Oliveira, e servidores. O Câmpus Joinville foi inaugurado em 24 de agosto de 2006.

“Quando vemos os resultados que tivemos nestes dez anos, percebemos o quanto avançamos e o quanto ainda podemos crescer”, ressaltou professor Valter, ao lembrar a ampliação da estrutura física, do número de cursos e de alunos. “Temos muitos resultados a comemorar, mas o principal é a qualidade do ensino. Este é o nosso diferencial.”

homenagem cmara 3Em seu discurso, o diretor falou sobre a trajetória da escola técnica em Joinville, que iniciou ainda em 1994 com a oferta do curso técnico em Enfermagem, em espaço cedido, e como gerência vinculada ao sistema Cefet. Somente com a instalação do Câmpus, doze anos depois, no bairro Costa e Silva, é que foi possível implantar os demais cursos.

“Graças ao IFSC, muitos joinvilenses podem ser orgulhar de ter uma profissão”, destacou o vereador Manoel Francisco Bento, autor da homenagem ao Câmpus. “Cada vez mais temos a obrigação de fortalecer e defender esta escola, porque o IFSC é um instrumento de garantia do futuro de nossos jovens.”

Para a reitora Maria Clara, a homenagem é muito importante, pois reconhece o trabalho realizado há 22 anos pela instituição em Joinville. “São momentos importantes em que mostramos nossa força e motivação para a educação pública, a formação cidadã e o desenvolvimento social”, enfatizou a reitora.

Histórico do Câmpus Joinville

A história do IFSC em Joinville começou em 1994, quando o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação da Gerência Educacional de Saúde de Joinville com a oferta do curso técnico em Enfermagem. A Gerência de Saúde de Joinville era vinculada ao Sistema Cefet-SC, formado por mais três unidades de ensino localizadas nas cidades de Florianópolis, São José e Jaraguá do Sul.

homenagem cmara 1Em 2005, a Prefeitura de Joinville fez doação do terreno no Bairro Costa e Silva, com área total de 13.230.00 m², onde o Câmpus foi construído. Assim, a nova sede foi inaugurada em ato oficial no dia 24 de agosto (Portaria Ministerial Nº 1.491).

Com instalações próprias e a criação de novos laboratórios, a Gerência de Saúde de Joinville passou a atuar como Unidade de Joinville do Cefet-SC, o que permitiu a implantação de novos cursos na área industrial, como os técnicos concomitantes em Mecânica e Eletroeletrônica.

Com a transformação do Cefet em Instituto Federal, em 2008, foram criadas novas perspectivas para a formação profissional e tecnológica. Em 2009, foram criados os cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica Industrial. Em 2011, foram criados os cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica.

No ano passado, foram doados pela Prefeitura de Joinville dois terrenos vizinhos ao Câmpus, ampliando a área para 16 mil m², onde serão construídos dois novos blocos, um com biblioteca ampla e salas de aula e outro para a área administrativa e auditório.

Neste ano, o Câmpus Joinville comemora o lançamento de três novos cursos: bacharelado em Engenharia Elétrica e especialização técnica em Saúde do Idoso, iniciados no primeiro semestre, e Engenharia Mecânica, que terá sua primeira turma no segundo semestre. Para 2017, a expectativa do Câmpus é a oferta do bacharelado em Enfermagem, conforme previsto no Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV).

Por Liane Maria Dani | Jornalista IFSC