Grupo de teatro do Câmpus Gaspar completa cinco anos

4. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar

grupo_nosda_arteO grupo de teatro EducArte do Câmpus Gaspar completa cinco anos em 2016. Durante esse período, formou mais de 250 alunos em oficinas promovidas pelo grupo e montou 15 espetáculos. Para comemorar o aniversário, o grupo promoveu na última semana contação de histórias e peças de teatro. “O grupo começou em 2011 com alunos do curso técnico em Administração que prepararam um trote cultural para os calouros e ganhou corpo quando os alunos dos cursos técnicos integrados passaram a fazer parte do grupo”, explica o professor Paulo Stahnke, um dos coordenadores do EducArte.

O grupo Boca do Siri, do Câmpus Florianópolis, veio participar da festa e apresentou a peça “Tá na cara” no horário do “Intervalo Cultural”, que é realizado todas às quartas-feiras. “O Boca de Siri completa 21 anos em 2016 e é muito interessante ver que outros câmpus também tem se organizado para ter grupos de teatro. O meu conselho para o EducArte é sempre ter persistência. Eu comecei no Boca de Siri quando ainda era aluno do instituto”, explica o professor de teatro do Câmpus Florianópolis Alex de Souza.

contacao_histA apresentação foi também um momento de integração entre os câmpus a partir do teatro. “Gaspar ainda não tem um centro de referência em cultura e é importante que o IFSC também se torne uma referência nesta área. Nós gostaríamos de propor um didascálico em Gaspar aos moldes do que é feito no câmpus Florianópolis”, afirma a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana paula da Silveira.

Durante o aniversário do grupo, teve ainda apresentação do espetáculo “Como nasceu a alegria” do o grupo CIA Carona de Teatro para alunos da Escola de Educação Básica Arnoldo Agenor Zimmermann, do Centro de Educação Infantil Sônia Gioconda e para filhos de servidores do Câmpus. Teve ainda oficina de expressão corporal para os alunos do EducArte com Pépe Sedrez e Sabrina Moura, da Cia. Carona de Teatro, e apresentação do espetáculo “Lira dos 20 anos”. “No espetáculo, nós falamos sobre a ditadura militar e tentamos sensibilizar o público sobre o que não é ter liberdade”, explica a diretora do espetáculo, Sabrina Moura.

Participação no EducArte

Ao longo desses cinco anos de trabalho, o teatro tem contribuído para a formação dos estudantes do Câmpus. “Para nós, o teatro tem uma importante função na escola, que é ser um auxiliar no desenvolvimento humano por meio do despertar da sensibilidade e da subjetividade individual”, explica o professor Paulo Stanhke.

nosdaarteRafael Dias, aluno do técnico integrado em Química, fez parte do grupo por um ano. “Eu era muito tímido e tinha dificuldade em me comunicar e vejo que ter participado do grupo me ajudou muito inclusive em um projeto que eu fiz parte em que eu tinha que entrevistar moradores do bairro.”

Durante os cinco anos de trabalho do grupo EducArte, foram realizados seis projetos de extensão voltados para o teatro e, desde o ano passado, o grupo foi ampliado e passou a fazer parte de um projeto maior, o Nós da Arte, que envolve teatro, música e dança. Em 2015 e 2016, o Nós da Arte foi um dos projetos aprovados nos editais Aproex 01/2015 e 01/2016.

 

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista IFSC

 

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.