Trabalho interdisciplinar do Câmpus Gaspar aproxima filósofos do dia a dia dos alunos

6. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

gaspar_filosofosO nome de filósofos como Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, conhecidos como contratualistas, são bastante ouvidos por aí, mas quais foram suas principais contribuições e como podemos pensar a contemporaneidade a partir deles? O professor de Filosofia do Câmpus Gaspar, Fernando Mezadri, e a professora de História, Renata Pimenta, propuseram aos alunos dos cursos técnicos integrados de Vestuário, Informática e Química um trabalho interdisciplinar em que o desafio era estudar cada um dos filósofos contratualistas, divulgar seus ideais e fazer uma defesa pública deles na hora do intervalo do Câmpus na última quinta-feira (30). “Fundamentando-se nos ideais, conceitos e teses desses pensadores, os estudantes precisavam fazer a defesa de um Estado forte como propunha Hobbes, liberal como pensava Locke ou democrático-participativo como propunha Rousseau”, explica o professor de Filosofia.

gaspar_filosofos_2O quinto módulo do curso técnico em Vestuário tinha o desafio de falar sobre John Locke. “Nós o defendemos enquanto um liberal que vê a propriedade privada como um direito. Nossa proposta é mostrar como os Estados Unidos e a Inglaterra são exemplos de países que tiveram forte influência do pensamento de Locke”, explica a aluna Natália Wilwert, do quinto módulo do curso técnico integrado em Vestuário.

Os alunos coloram cartazes pelo Câmpus com os pensamentos dos autores e criaram páginas no Facebook. “Foi legal que nós conseguimos despertar o interesse dos outros alunos para saber um pouco mais de cada um dos filósofos”, avalia a aluna do curso técnico em Vestuário Paula Faria.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.